RSS
 

Enciclopédia Britânica não será mais impressa

15 mar
Fundada em 1768, em Edimburgo na Escócia, uma das instituições enciclopedistas mais sólidas do mundo anunciou, vai descontinuar sua produção impressa, e terá daqui para frente somente a produção digital, conforme está anunciado no seu próprio site: “Hoje nós anunciamos que iremos descontinuar a edição de 32 volumes impressos da Enciclopédia Britânica, quando o nosso estoque atual estiver desaparecido” (em 13/03/2012).

Nestes 244 anos, os grossos volumes da Enciclopédia Britânica estiveram nas prateleiras das casas, bibliotecas e empresas em toda mundo, como uma fonte preferencial de referência, tanto para seus proprietários e usuários de todo o mundo. Conforme também anunciado no site: “a enciclopédia vai viver [agora na] bem maiores, mais numerosas e mais vibrantes formas digitais”.

Segundo os seus editores, eles “estão preparados, na era digital, para servir o conhecimento e a aprendizagem de novas maneiras que vão muito além de obras de referência”, esperamos que seja realmente feito isto.
Algumas mudanças já eram visíveis, como o ambiente de busca, por exemplo, já visível no site a muito tempo, os blogs, e é provável que cresçam agora as redes sociais e a cooperação por crowdsourcing, ainda não visíveis.

Sua coleção impressa de 32 volumes, que era disponível a cada dois anos, era vendida por 1.400 dólares, agora uma assinatura online custa cerca de 70 dólares por ano e foram lançados recentemente uma série de aplicativos entre 1,99 e 4,99 dólares por mês.

Novos tempos, novos saberes, novas plataformas e será que também “homens novos”, esperamos que sim.
 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.