RSS
 

Supercomputação e fontes energéticas

20 fev

Embora na realidade as fontes de energias tradicionais dominem o planeta, e mais ainda os EUA, é crescente a preocupação com o controle e as energias alternativas, que agora ganham, ao menos para o laboratório americano intitulado NETL (National Energy Technology Laboratory), conforme relato da HPCwire, um importante aliado: a supercomputação.

No Laboratório do Departamento de Energia do NETL, em breve começa a operar um supercomputador da SGI, é um Computador de Alto Desempenho para Energia e Meio Ambiente, em inglês a sigla HPCEE (High-Performance Computer for Energy and the Environment), em breve, a máquina tem capacidade de 500 teraflops (1012 milhões de operações com vírgula [flops] por segundo).

Com ela os pesquisadores do NETL realizarão uma ampla gama de estudos energéticos e pesquisa ambiental, com foco em carvão, gás natural e petróleo.

Mas o olhar do laboratório incluem energia limpa, mitigação da mudança climática, eficiência energética e energia renovável, revelando que há uma consciência ampliada hoje, sobre temas relacionados com os desafios energéticos.

O conceito novo de mitigação de riscos, é a redução (ou adequação) do risco a valores aceitáveis, quando por exemplo uma energia alternativa não pode ser adotada, no caso do Brasil poderia ser o caso de Belo Monte, sabendo-se que no que se refere à mitigação é o qual seria a obrigação, quando realmente se deseja evitar não só a ocorrência do fator gerador de risco, mas sua consequência já que ela “não pode” ser evitada.

Uma das maneiras do NETL contribuir para a mitigação das mudanças climáticas é através do desenvolvimento de novos métodos para monitoramento (locais e expandidos), através da captura e sequestro de gases de efeito estufa ou seu monitoramento com dados realistas.

Computação de alto desempenho é essencial para a realização desta pesquisa, os dados não são simples e a complexidade é em volume crescente na medida que o clima se deteriora.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.