Arquivo para junho 20th, 2016
Mudanças nas mídias e a educação
Um estudo europeu, feito durante 5 anos em 12 países, patrocinado pela European Science Foudation, comparou em diversos países a influencia das novas mídias no ambiente educacional das crianças, e foi publicado no livro “Children and their Changing Media Environment: A European Comparative Study”, editado por Sonia Livingstone e Moira Bovill, em 2001 pela editora Lawrence Erlbaum Associates, e reeditado em 2013 nos EUA pela Routledge, com edição revisitada.
O estudo ganha agora alguma evidencia, passados quase 15 anos porque alguns aspectos que poderiam ser considerados “modismos” são bastante evidentes hoje.
O livro lembra no prefácio, que 40 anos antes Himmelweit, Oppenheim and Vince publicaram “Television and the child” (1958) e também Scharamm “Television in the lives of your children” (1961) estudando tanto na América como no Reino Unido a influencia em criança, e diz que este estudo foi inspirado em fazer um paralelo com a chegada das novas mídias.
Algumas questões são novas outras foram revisitadas, conforme está descrito no prefácio, embora não diga isto podemos ver que são questões do primeiro bloco: há influência das novas mídias nas mídias antigas, quais as novas oportunidades de integração, aprendizagem, socialização e brincadeiras, como parte do segundo bloco: quais os questões adicionais para as novas formas de atividades e participação social e politica, como as mídias podem suportar a emergência de identidades transnacionais: europeias, ocidentais, globais, etc.
Não vamos responder aqui, mas afirmar o que já está também no prefácio há um balanço entre as oportunidades e perigos das novas mídias, o estudo vale a pena, para aqueles que desprovidos de preconceitos querem analisar serenamente as novas mídias.