RSS
 

Arquivo para junho 17th, 2012

GIF faz 25 anos

17 jun

Sexta-feira passada o formato GIF (Graphics Interchance Format) completou 25 anos, neste quarto de século contribuiu para tornar a Web aberta e popular.

Segundo o site Mashable, no dia 15 de junho de 1987, o primeiro grande serviço online americano, o CompuService colocava no ar uma imagem GIF de um avião, ele substituía o formato preto e branco XBM, mas tarde veio o JPEG junto ao navegador Mosaic, estabelecido num encontro de março de 1991 chamado C-Cube Microsystems com as empresas: C-Cube Microsystems, Radius, NeXT, Storm Tech e outras.

Também no ano de 1987 já haviado nascido a idéia de animação, nos GIFs animados, e um site reuniu algumas amostras destes gifs, no link TheProtographersGallery.

Muitos outros formatos vieram depois como o formato PNG (Portable Network Graphics) considerado o formato livre, open-source do formato GIF.

Outro formato é o BMP (bitmap) usado pela Microsoft no sistema Windows, mas todos estes formatos são “raster” o que quer dizer que são pontos e muito menos inteligentes que os formatos vetoriais, onde curvas e figuras podem formar a imagem de modo a descrevê-la, por exemplo, um ponto e um raio formando um círculo ao invés de um conjunto de pontos.

Entre estes novos formatos destaca-se o SVG (Scalable Vector Graphics) construído pelo consórcio da World Wide Web que é um padrão aberto e que permite uma leitura semântica das imagens.