RSS
 

Arquivo para junho 12th, 2012

Wikipédia entrou no ramo das viagens

12 jun

A Fundação Wkimedia parece estar entrando no ramo das viagens, o site se chama Wikitravel, mas esperamos a confirmação para colocar este post, porque parece que ainda havia dúvida sobre o nome. O site de viagens que será um guia para quem quer se aventurar pelo mundo e fugir dos seus próprios ambientes e paisagens, o que significa que teremos novidades de todo o mundo, mas contada pela multidão e não apenas por fotógrafos e especialistas. Dois dias atrás, alguns sites como tnooz, anunciavam que o conselho da Fundação Wikimedia e seus curadores aprovavam o novo site e queria mantê-lo livre de anúncios, que em especial para viagens, como hotéis e redes tentando influenciar seria muito difícil manterem-se imunes a indústria de consumo de viagens. O site foi reforçado pela chegada de 31 dos 48 administradores para o Wikitravel , que não levam mais do que uma semelhança passageira com a Wikipédia, pois deverá ser um conteúdo de muito mais difícil controle, principalmente pela recusa da influência de redes hoteleiras e de viagens. No momento que postamos, o site já anunciava em suas estatísticas: “Até o momento, temos 2 908 guias de destinos e outros artigos escritos e editados por Wikiviajantes de todo o mundo”, alguma dúvida do sucesso e no site já aparecem paisagens paradisíacas como a de Madagascar acim

 

Foursquare tenta retomar

12 jun

Cerca de 3 meses atrás, no dia seguinte da rede social Foursquare ter completado 3 anos, um de seus fundadores, Naveen Selvadurai deixou o Foursquare, que conta com perto de 15 milhões de usuários, mas não é visto pelos internautas como algo “útil”.

A uma semana atrás, precisamente no dia 5 de junho, a rede estreou uma nova versão, com um aplicativo para smartphones e uma roupagem nova e mais atraente.

A ideia nova é recomendar lugares e encontrar amigos que estejam perto, por isto esta versão é chamada de Freids nearby, e funciona como o anterior a partir de um check in, mas antes mostrava apenas quem tinha passado pelo local, agora indica quem está por lá.

Um novo recurso que veio com o próximo Foursquare é o “Friends Nearby” (“amigos perto”). Quando o usuário dá check-in num determinado lugar, o aplicativo mostra em tempo real amigos que também estão por lá. Antes, o Foursquare só mostrava quem tinha passado pelo mesmo lugar.

O blog do foursquare, anunciou um crescimento de 3400% em 2010, mas de lá para cá o crescimento é menor e a maioria dos usuários prefere o uso de outros recursos, como o Latitude, por exemplo, além de outras redes anunciarem a concorrência na questão da localização que é o fundamento do aplicativo.

O Facebook já havia anunciado em maio a compra do aplicativo Glancee, serviço de geolocalização que já fez bastante sucesso nos Estados Unidos, mas ainda encontra barreiras no resto do mundo.

Mas o compartilhamento na rede é sempre possível, pois os usuários do Foursquare na versão 5.0 podem compartilhar uma série de informações com o Facebook, como localizações de locais públicos, dicas, gostos, etc. e uma série de app podem ser usadas em conjunto, bastando fazer o login incluindo o facebook, no site.