RSS
 

Arquivo para junho 6th, 2012

Vint Cerf, pioneiro e o dia do IPv6

06 jun

Os números de IPs (Internet Protocols) estão se esgotando, eles funcionam como um endereço de CEP postal para a internet, mas tem um número limitado, os cerca de 4,3 bilhões de endereços disponíveis não são suficientes, e esta quarta-feira é o Dia Mundial do IPv6, o novo protocolo mas as empresas e instituições precisam aderir a nova proposta.

Vinton G. Cerf junto com a Robert E. Kahn, são os criadores da Internet, uma vez que foram propositores dos protocolos TCP/IP, que são o alicerce da conexão à rede, sem eles a conexão não seria possivel mundialmente, mas apenas para um número limitado de pessoas.

O artigo original intitulado “A Protocol for Packet Network Intercommunication” foi essencial para estabelecer um padrão de intercâmbio de dados através da internet, que depois rapidamente se popularizou e trouxeram inúmeros benefícios, mais tarde foi acrescentado o número de IP para permitir a difusão em todo mundo.

Cerf trabalha atualmente na Google e foi um protagonista privilegiado da internet, viu nascer o e-mail, o e-commerce e os emoticons, e incentiva a adoção dos protocolos IPv6.

Ele afirmou para uma entrevista na Tech News que “é uma importante conquista para ISPs e provedores de aplicações em todo o mundo” este novo formato que usa 128 bits de comprimento, contra os limitados 32 anteriores.