RSS
 

Arquivo para junho 29th, 2012

Criado o primeiro GPS para cegos

29 jun

Com a adoção de GPS em celulares, a função está se tornando cada dia mais obrigatória, em grandes centros são importantes para verificar áreas de congestionamento, monitorar ou rastrear caminhos e lugares, localizar amigos ou parentes, quando são ativados programas que permitem pessoas compartilhar a geolocalização.

Agora, pesquisadores de Universidade Autônoma de Barcelona criaram o primeiro GPS para cegos, chamado OnTheBus, um aplicativo por enquanto disponível para Android e que poderá ser usado para viajar em grandes cidades.

Os pesquisadores informaram para o site da UAB, que seus é de um projeto universal que permite torná-lo adequado para pessoas com deficiência visual, auditiva ou deficiências cognitivas de qualquer nacionalidade e local, mas atualmente está disponível em inglês, italiano, espanhol e catalão. OnTheBus apresenta uma bússola e um acelerômetro e um suporte para sistema de posicionamento global, reconhecimento de voz, e uso das tecnologias de 3G ou Wi-Fi gratuitas.

O aplicativo fornece uma lista de rotas ótimas, o usuário faz uma escolha, e, em seguida, o aplicativo orienta o usuário para a paragem de autocarro mais e indica a quantidade de tempo restante até o ponto de ônibus

Uma vez no ônibus, o aplicativo informa ao usuário o número de paradas, sinais quando é hora de apertar o botão para sair, e continua a orientar o usuário para o destino. um aplicativo disponível no Google, e testaram em Barcelona, Madrid e Roma, e em breve em Helsinqui, Valencia e Zaragoza.

A equipe também quer incorporar outros serviços de transporte, como táxis, usar técnicas de realidade aumentada para localizar sinais de parada de caminhada e de paradas de transportes públicos, e também preveem a integração de redes sociais.