RSS
 

Arquivo para novembro 15th, 2012

Sociabilidade e linguagem na Web

15 nov

A primeira coisa básica, saber sobre a rede, é que há três níveis de relações que envolvem as Redes Eletrônicas: as redes de relacionamento (com ou sem uso da Web), a internet que é a possibilidade de conexão eletrônica convergente das diversas mídias (inclui até TV e telefone) e a Web que é uma plataforma (ou aplicação) sobre a rede eletrônica da Internet.

Porque confundir isto é tão problemático? porque as redes já existiam antes da internet, ela apenas deu nova tônica a estes tipos de relacionamentos, e a convergência, porque dá para saber de onde vieram as informações, os textos e até mesmo as fofocas, sendo a Web um suporte para isto.

Em terceiro lugar a Web, que são o conjunto de ferramentas sobre a aplicação de um protocolo que é o HTTP (HiperText Transfer Control Protocol), ou seja, uma linguagem para a Web.

No livro Como a web transforma o mundo: a alquimia das multidões, Pisani e Piotet (2010, p. 33) afirmam que o que os jovens realmente amam na internet são “as redes de relacionamento sociais e todas as suas ferramentas”, ou seja, redes pessoais e as ferramentas que ajudam isto, e a internet é apenas um meio.

A Web é uma realidade mutável (a linguagem pode mudar), mas a internet está aí então a segunda questão importante é quais são as “coisas-a-saber” (informação) (PÊCHEUX, 2008), a partir das quais as novas tecnologias digitais, permitem ao sujeito uma posição deste em relação aos objetos, e assuma posições no mundo social e das coisas.

Formulada esta linguagem, surge à terceira condição do sujeito com as possibilidades deste conhecimento contemporâneo, e como as tecnologias digitais e pelas mídias sociais afetam o seu discurso e atitude nos 3 níveis: redes, internet e Web.

PECHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 5. ed. Tradução de Eni Orlandi. Campinas: Pontes, 2008.
PISANI, F.; PIOTET, D. Como a web transforma o mundo: a alquimia das multidões. Tradução de Gian Bruno Grosso. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.