RSS
 

Arquivo para setembro 17th, 2013

Feira fora-do-eixo e escritor português

17 set

A feira internacional do livro de Ponta Grossa é uma importante feira que fica fora do GonçaloTavareseixo tradicional Rio-São Paulo, finalizada em 15/9 e algumas novidades a se destacaram.

Segundo a Agência Efe, uma delas foi o escritor português, angolano de nascença, Gonçalo Tavares que escreve desde os 20 anos e, e diz que seu desafio é o da visualidade da linguagem, e a literatura é para ele um modo de “traçar o que não é possível ver”.

Ele vê a campo no campo literário das novas tecnologias, que não é o tema central desta arte, pois vê que as tecnologias não “reinventam a leitura”.

O autor do consagrado livro “Jerusalém”, que está no ranking da Europa dos “1001 livros para se ler antes de morrer”, diz ter um ritmo sagrado para escrever e se refugia no seu ateliê que para ele é “um espaço do século 21, onde não há conexão com o mundo, só com os pensamentos”.

Porém há outro bom conto “Aprender a rezar na era da técnica”, mas não fala nem da tecnologia nem da oração, mas de algo arrepiante para os limites da experiência humana, mapeando a era atual e em seguida, a desintegração de um homem no que poderíamos chamar de “demoníaco”, e mostrando-nos como ele deve aprender a se adaptar num mundo que ele não pode mais dominar (ouça um trecho por ele próprio).

Saramago o considerava o maior de sua geração, Tavares tem 43 anos atualmente.