RSS
 

Arquivo para setembro 18th, 2013

Noruega realiza experiência e-voting

18 set

Noruega realizou nas eleições parlamentares desta semana e teve a oportunidade de realizar o seu segundo projeto piloto de e-voto EVoting(voto eletrônico on-line).

O piloto segue a avaliação anterior, que foi feito durante as eleições autárquicas em 2011.

De acordo com estatísticas divulgadas pelo Ministério do Governo Regional e Desenvolvimento Local, o ministério responsável pela execução eleições na Noruega, a participação e o direito de voto aumentou significativamente em comparação a 2011.

Na eleição deste ano, 28 por cento de todos os eleitores dos municípios julgamento votaram através da Internet, acima dos 16 por cento no piloto de 2011.

Para provar tanto a confiabilidade e transparência do projeto piloto, o código fonte do sistema de e-voting deste ano foi colocado em domínio público, permitindo aos cidadãos para baixar e estudar.

O voto eletrônico utilizou um mecanismo de chave pública (criptografia) para a entrega.

Também a província italiana de Salento realizou este ano seu experimento de e-voto, e a avaliação foi divulgada em diversos meios

A repercussão também levou prof. Marco Mancarella, como chefe de projeto de pesquisa internacional “Salento eVoting“, ao círculo eleitoral da América do Norte, convidado pelo Sr. Fucsia Nissoli  para apresentar um relatório sobre o voto eletrônico no âmbito do “Seminário sobre Reformas do Distrito no exterior “, organizado pela Câmara dos Deputados, no dia 4 de julho de 2013, moderado pelo Dr. John Lattanzio da Associação dos “Diálogos”.