RSS
 

Arquivo para março 8th, 2014

Dia da Mulher: uma escritora coerente

08 mar

DorisLessingDoris Lessing foi uma escritora extraordinária, tendo ganhado um prêmio Nobel, feminista de uma consciência muito concreta, prêmio Nobel de Literatura em 2007, com 80 anos, e tendo falecido em novembro do ano passado.

Algumas leituras são Prisões que escolhemos para viver, onde afirma o estado atual da humanidade, “esse estado de coisas é uma reação inconsciente das forças retrogradas contra o impulso para frente que se nos delineiam estes últimos séculos na humanidade”.

A tese do livro é que dispomos de uma enorme quantidade de informação que nos fazem agir dessa ou daquelas maneiras “mas que não as utilizamos na melhoria de nossas instituições e, consequentemente de nossas vidas”.

 

Um projeto a partir de outro livro é o “Golden notebook Project” uma proposta de leitura colaborativa do seu livro Carnê Dourado, onde questões da mulher deste livro são compartilhadas por leitoras, e tornou-se referência em leitura colaborativa em rede.

Escreveu diversos livros, tem um site em sua memória, lutou ardorosamente pelos direitos da mulher, mas nunca foi modista, a frase dela que guardo em minha mente: “não posso e não vou ofender minha consciência só para aderir a moda do dia”.