RSS
 

Arquivo para março 21st, 2014

Conectividade no Brasil é média

21 mar

Segundo estudos da Qualcomm, o Brasil ocupa o 44º. Lugar em conectividade, emRedeEletronica 73 países pesquisados,  além dos serviços de celulares também foram analisados a telefonia móvel, a TV paga e conexões chamadas máquina a máquina (M2M).

 

Comparados os dados destes países que foram analisados, os índices de serviços do Brasil, da relação entre o maior e o menor ficou em 34,10 pontos em uma faixa de 100 pontos.

 

Hong Kong é o que tem maior conectividade com 79,24 pontos, no BRICs, ele ficou em 2º. lugar atrás da China, já na América Latina ficou em 4º. Lugar.

 

Os números mostram que o país se encontra num nível intermediário em relação a est conjunto como outros países da America Latina Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e Venezuela, mas ao analisar os dados da internet fixa o ´país tem 10%, enquanto a Suíça, que tem o maior nível, é de 43,4%.

 

Mas todo brasileiro sabe que o descontentamento é geral com a telefonia móvel.

 

O que está em jogo no Marco Civil

21 mar

Com a junção de parte da base aliada ao governo e parte da oposição, a questão doMarcoCivl Marco Civil atingiu um nível de complexidade (quanto a votação ainda maior), pois o chamado “blocão” que tirou a maioria do governo na Câmara tem uma visão “empresarial” deste tema, pois pode retirar a neutralidade da internet, ou seja, dar maiores poderes a empresas que pessoas civis.

 

A tentativa de votar esta semana foi frustrada, uma das táticas de forçar o governo a negociação é o chamado trancamento de pauta, quer dizer tiram da ordem do dia matérias que são do interesse do governo, mas algumas são de interesse público como Marco Civil.

 

Marco Civil da internet, projeto que estabelece normas sobre uso da internet no Brasil. Após tentativa de acordo para votar a matéria nesta quarta-feira, 19, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), defendeu que o governo realize a última reunião para tentar chegar a um consenso e votar a matéria “irreversivelmente” na semana que vem.

 

Eduardo Alves que é o presidente da Câmera afirmou: “Haveria riscos de chegarmos à votação e, com obstrução, não votarmos. Convidamos o ministro (da Justiça) José Eduardo Cardozo (…) para a última reunião a respeito do Marco Civil. Amanhã é o tira-teima. Ou todos nós nos acordamos, ou vamos para a disputa no que não for possível acordar. Mas a partir da próxima terça-feira será votado irreversivelmente o Marco Civil. Esta Casa terá que ter a pauta destrancada”.

 

Infelizmente o fato de manter dados brasileiros em datacenters nacionais, e preservar a neutralidade da rede, pontos importantes para a cidadania nacional, podem ser relegados a um segundo plano, e até mesmo isto ser negociado pelo governo.