RSS
 

Arquivo para março 24th, 2014

Nova aparição virtual de Snowden

24 mar

Desta vez foi em Vancouver, no Canada, em uma das famosas palestras doSnowden TED (Technology Education Culture), anunciado por Chris Anderson, os organizadores do TED.

 

Um dos homens mais perseguidos neste momento histórico (ou o mais odiado pela inteligência americana), apareceu numa tela, disposto a falar sobre espionagem, controle governamental e transparência: “Nossos direitos são importantes, porque nunca sabemos quando vamos precisar deles” afirmou em primeiro lugar, provocando muitos aplausos do auditório, segundo El País.

 

Snowden, que há umas semanas dias apareceu, também virtualmente, no festival SXSW de Austin, disse à plateia que não tem como objetivo “ferir” o Governo dos EUA, “mas o fato de que alguém seja declarado culpado sem possibilidade de julgamento é algo ao que devemos nos opor como sociedade”.

 

Após uma afirmação contundente que as maiores denúncias ainda estariam por vir, Snowden foi indagado por Anderson (no papel de entrevistador) sobre as centenas de milhares de arquivos classificados por ele (se calcula que se levou 1,7 milhão) que estavam em seu poder e que não vieram à tona.

 

Snowden explicou equívocos sobre a questão do terrorista: “Alguém acha que com toda esta encruzilhada foi prevenida ou evitada alguma ação terrorista? Eu digo que não. O terrorismo é a desculpa, porque essa palavra gera uma reação emocional (…) O único que pretendo é que uma pessoa possa viajar de trem, ou enviar uma mensagem de texto sem se preocupar por como essas ações vão ser julgadas pelo governo no futuro”, conforme o jornal El País.

 

O problema são os governos e não as mídias na questão da privacidade, eis a questão.