RSS
 

Arquivo para junho 6th, 2014

Direito de o Google te esquecer

06 jun

GoogleEsqueçaSegundo dados de um Jornal de Notícias de Portugal num dia  mais de 12 mil pessoas já haviam pedido ao Google para “esquecer” seus dados, o que significa que os rastros não serão encontrados após acesso a diversos sites, leituras de textos, buscas de produtos, etc.

 

Entre famosos, estavam já no início dos direitos na Europa: o próprio presidente da Google Eric Schmidt, Jimmy Wales (fundador da Wikipedia), David Drummond (conselheiro legal do Google), Luciano Floridi (filósofo do Instituto de Internet de Oxford), Jose Luis Pinãs (ex-chefe do órgão de proteção de dados da Espanha), Peggy Valcke (diretora da Universidade de Leuven) e Frank La Rue (relator especial da ONU).

 

Mas isto ainda vai funcionar em termos regionais, por exemplo, um conteúdo removido na Europa, não aparece mais nas buscas feitas na União Europeia,  mas poderá encontrar o conteúdo, quando a busca for feita no Brasil ou em algum país da Ásia, para o direito há um formulário online.

 

A ferramenta foi desenvolvida em função de uma decisão do Tribunal europeu, na época os representantes do Google disseram estar “desapontados”.

 

E a ferramenta desenvolvida até mostra um pouco isso: o Google vai remover sim conteúdo pedido pelos usuários, mas ainda assim será possível encontrar aqueles links, mesmo dentro da União Europeia.