RSS
 

Arquivo para junho 11th, 2014

Direito de manifestação na Copa

11 jun

Um dos grandes grupos do ato de manifestação, o MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto) tenha feito um acordo com oCopaDoPovo governo, outros sete coletivos mantiveram a manifestação, entre eles estão:  o Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo, Contra Copa 2014, Território livre, Anonymous Brasil, Não Vai Ter Copa , Partido Pirata e o Movimento Popular da Copa de São Paulo.

A criminalização e banalização destes grupos é uma estratégia para esconder os verdadeiros objetivos que  são  a transparência nas contas dos gastos da Copa e os ganhos da FIFA as custas do Brasil, inclusive do trabalho gratuito de milhares de voluntários, e principalmente a distração dos grandes problemas sociais que o país enfrenta.

Segundo Paulo Spina do Fórum Popular de Saúde: “O objetivo é protestar, sem violência, pela pauta de direitos sociais.” “Pretendemos fazer outros atos durante a Copa, mas ainda não temos mais detalhes”, e abusos e privações de direitos de manifestação estão sendo denunciados pela Anistia Internacional.

Mas o Comitê Popular da Copa de São Paulo,  que promoveu em 15 de maio na Avenida Paulista, o “Dia Internacional de Lutas contra a Copa”, vai organizar outro ato para a abertura da Copa, o “Manifesta Junina”, que acontece na Ocupação Mauá, na Luz, região central da cidade.

Boa Copa a todos que   gostam do futebol ou que torcem para seu país, mas não troquem a consciência por alguns dias de festas e de alegria, e não esqueçam dos namorados.