RSS
 

Arquivo para julho, 2014

Vendas de tablets despencam

31 jul

PCtabletA volta dos PCs, o mercado depois de tanta novidade estariam retornando aos Computadores Pessoais seria uma nova tendência ?

Segundo notícias da Reuters foi isto o que afirmou o presidente-executivo de uma gigante de compras, a Best Buy, Hubert Joly, as vendas de tablets estão despencando e que o negócio de PCs está tendo uma retomada nas vendas.

A agência noticiosa afirmou que em entrevista ao site Re/code, ele afirmou “Os tablets tiveram um boom e agora estão despencando. O volume realmente caiu nos últimos meses”, e emendou “… acredito que o laptop viu alguma recuperação, pois está se tornando mais versátil”.

Mas a tendência apontada pelo The Guardian pode ser mais esclarecedora, na qual ambos são crescentes.

Também a consolidação dos smartphones no mercado pode ser uma das causas, muitas das atividades feitas nos tablets se deslocaram para os smartphones devido a agilidade dos App que são rápidos e estão sempre disponíveis a mão.

A retomada do PC pode ter como causa também o fato que a Microsoft deixou de dar suporte ao velho Windows XP, e há computadores muito antigos que só funcionam com ele.

 

Facebook não terá chat

30 jul

WhatsAppPode parecer até estranho, mas a notícia está num conceituado site que é o Techcrunch, garantindo inclusive que a medida já foi tomada mais cedo na Europa, nada de falar mais no Facebook só postar, porque?

O objetivo da gigante de mídia social não terá seu aplicativo mais para iPhone e Androids, o objetivo é que os usuários baixem seu aplicativo (app) para chat, o Facebook app, e assim é claro ganha com impulsos, uma vez que o aplicativo é grátis.

A iniciativa não vale para o site do Facebook, aquele que você se registra, e entra com login e senha, e no caso de entrar no site ele volta a funcionar, ufa que susto não é?

Em nota o Facebook informou que vai notificar primeiros os usuários nos próximos dias sobre a mudança e que o seu objetivo é tornar o Messenger WhatsApp “a melhor experiência de mensagens móveis possível e evitar confusão e ter experiências separadas do chat do Facebook”, e é claro, aumentar um pouco a sua enorme receita.

Aguarde as notificações no seu próprio aplicativo do Facebook ou por email, a empresa garantia notificações antes da desativação do chat em smartphones..

 

Mira Schendel em exposição

29 jul

Mira Schendel está em exposição na Pinacoteca de São Paulo, sua obra busca uma linguagem entre a ObjetoGraficopintura e a composição visual de textos, como feita em “O retorno de Aquiles” (1964).

Era Suiça nascida em Zurique em 1919, e faleceu em São Paulo em 1988, pois era casada com um brasileiro, e há certa brasilidade em sua obra (como na sua instalação visual em que mistura poemas de Carlos Drummond de Andrade).

Na sua exposição há obras espalhadas em dois andares da pinacoteca, Monotipias, Trenzinho, Droguinhas, todas de 1965; a sala de Objetos gráficos, 1967, os Cadernos, 1970, as instalações Ondas Paradas de Probabilidade, 1969, e Variantes 1977; além da citada O retorno de Aquiles, 1964, assim como o Objeto Gráfico (1972), mostrado ao lado.

A retrospectiva feita em Londres no ano passado foi chamada de “extraordinária”, veja a reportagem feita pela BBC Brasil.

Vá ver e tenha a sua própria conclusão, para mim ela é uma síntese da arte atual.

 

Medicina 3D avança

28 jul

A ideia que toda a tecnologia é consumo e as empresas a usam para nos fazer consumir mais é meia verdade, oStephen consumo se apropria dela, empresas com as operadoras nacionais (quer dizer que operam aqui) as transformam em bom negócio, mas isto é assunto da política.

A tecnologia traz inúmeros avanços e benefícios para a humanidade, uma das provas claras disto é o uso de impressoras 3D para a Medicina, pode-se dizer a Medicina 3D.

Os avanço de processamento de imagens e ressonância magnética, já estão consolidados e são conhecidos, não estão disponíveis porque isto também é um problema político.

Em março desde ano o Centro de Tecnologias de Reconstrução Aplicadas à Cirurgia (Cartis, em inglês) do País de Gales, fez uma complexa operação para reconstituir a face do paciente Stephen Power, vítima de um acidente de moto, que fraturou ossos da face, mandíbula, nariz e crânio.

Agora avança a Medicina 3D, o Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH em inglês) já tem um site  desde junho dedicados a impressão 3D, para a saúde e também para a ciência em geral, e no Brasil a entidade pioneira é o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas, CTI que já produziu 3 385 peças para cirurgias.

Já existem vídeo-capsula que podem percorrer o corpo, microcircuito que podem ser fixado no olho e até um pâncreas artificial.

 

Plástico totalmente reciclável

25 jul

Segundo reportagem da BBC, a descoberta foi feita ao acaso pela pesquisadora Jeanette Garcia, queThermoset trabalha no centro de pesquisa da IBM em San José na California, que esqueceu de incluir três componentes em uma reação química para produzir o plástico “thermoset”.

Jeanette disse a BBC: “Acabei com esse pedaço de plástico na mão e tinha que descobrir o que era”, e depois pesquisou a literatura científica para ver se este material já existia “ porque achava que sim já que se tratava de uma reação química bastante simples.”

A variação do plástico “thermoset” é leve e resistente e segundo a pesquisadora poderá ser até em carros modernos e aeronaves, se misturado a fibras de carbono.

Este plástico não podia ser reciclado sem este material, e agora pode ser facilmente dissolvido em ácido, que o reverse e a seus componentes originais e podem ser então reutilizados.

Segundo Charl Faul, químico de material da Universidade de Bristol, “Seu potencial é enorme”, disse Charl Faul, químico de materiais da Universidade de Bristol, enquanto James Hendrick que era o chefe da pesquisa feita na IBM, explica que também o reparo neste tipo de material pode ser feito com facilidade, quando a peça sofrer um dano.

Hendrick conclui que “Isso nos permitirá economizar muito dinheiro e diminuir o desperdício”, a natureza agradece.

 

Cresce o mercado de e-books

24 jul

Segundo a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos editores, o crescimento no E-booksCrescemercado nacional neste ano saltou de R$ 3,8 milhões em 2012 para R$ 12,7 milhões em 2013, ano base do levantamento, conforme pesquisa encomendada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que foi apresentada nessa terça-feira, 22/07/2014.

Mesmo que as editoras reclamem que o crescimento não seja suficiente para cobrir os custos, a verdade do levantamento é que os esforços dos últimos anos na produção e a conversão de livros em e-books estão em pleno crescimento.

Em dados brutos, foram produzidos 30.683 títulos digitais em 2013, onde 26.054 são e-books e 4.629 são aplicativos, enquanto em 2012, os dados eram respectivamente, 7.470 e 194, e em  unidades vendidas, o salto também é também significativo, saltando de 235.315 para 889.146.

Uma informação é significativa, pois os números poderiam ser ainda maiores, pois a pesquisa é uma estimativa feita a partir de dados tomados por amostragem no último ano, tomado em 217 editoras, que representam apenas 72% do mercado, e o questionário tem pela segunda vez uma forma mais aprofundada sobre o livro digital, nenhuma inferência foi feita.

Ou seja, os números estão restritos ao universo destas 217 editoras que estão no mundo digital, portanto os valores podem ser ainda maiores.

 

Veículos autônomos será realidade em 2035

23 jul

Embora haja inúmeros testes em todo mundo, e montadoras de carros anunciando destesgoogle_carro veículos autônomos (sem motorista), uma pesquisa realizada pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônico), o mais conceituado em tecnologias que podem ser empregadas ao dia a dia, e que através de pesquisas contribuiu para o conhecimento e adaptação de muitas ferramentas em desenvolvido, afirmou que somente em 2035 eles serão uma realidade dominante nas ruas.

Mas sua pesquisa aponta para um grande passo em desenvolvimento e uma inovação tecnológica que deve movimentar todo o mundo de veículos automotivos nos próximos anos, a Google saiu na frente com carros como o da foto ao lado.

 

A pesquisa foi feita com 200 participantes  num simpósio da IEEE sobre veículos inteligentes, de 8 a 11 de junho deste ano, em Dearborn, Michigan; e também foram consultados para a pesquisa os membros da Sociedade de Sistemas de Transporte Inteligente deste instituto, e estudantes universitário e pessoas com mais de 20 anos e experiência no assunto.

 

Uma das vantagens dos veículos serem cada vez mais autônomos é que a falha e imperfeição humana vai sendo substituída por computadores e sensores capazes de evitar descuidos, acredita-se que os pedais e freios deverão ser desnecessários em 2035, mas dispositivos de inteligência estão cada vez mais presentes já nos carros do dia a dia.

 

Um professor membros do IEEE da Universidade de Parma, Alberto Broggi afirmou: “A tecnologia para construir carros sem condutor tem crescido nos últimos anos e isto vai facilitar a adoção por parte do consumidor, enquanto outro professor alemão do instituto, Christoph Stiller lembrou a necessidade de sensores perfeitos e precisos: “Caso contrário, não conseguirá tomar boas decisões”.

 

 

As belas ondas de WiFi

22 jul

É o que fez uma reportagem da BBC, ao fotografar e revelar as ondas WiFi que nos cercam e tendemOndasWifi a crescer, e apesar da resistência das operadoras, devem crescer no mundo todo.

As formas e cores foram registradas por Hernan Luis, um estudande de pós-graduação em Desenho Arquitetônico e Interativo pela Universidade de Newcastle, no norte da Inglaterra.

Elas estão organizadas numa série intitulada “Fotografias de Espíritos – Espectro da rede sem fio” e para obtê-las programou uma câmera para ficar exposta por períodos de tempos variando de 5 a 15 minutos, num dispositivo que ele desenvolveu chamado Kirlian, que permite registrar intensidade dos sinais em cores distintas.

Embora seja apenas visual a técnica também registra a mudança de qualidade das conexões, e os tons distintos refletem a força do sinal, indo do vermelho ao azul como no espectro de cores, segundo reportagem da BBC.

Na interpretação de Hernan, as silhuetas obtidas parecem a fantasmas, por isso usou as palavras “espírito” e  “espectro” definido sua ideia e dando vida ao mundo invisível que nos rodeia, porque enxergamos apenas determinados “espectros”.

 

Europa avança projeto para nuvens

21 jul

Enquanto patinamos aqui para tentar criar iniciativas que auxiliem as nuvens, a União Européia segue em CloudEuropefrente com processos fundamentais para o desenvolvimento de um ambiente em nuvens.

Sobre as nuvens há duas correntes claramente distintas, os céticos que dizem que os problemas de segurança e privacidade vão crescer com o uso das nuvens, outros que veem que as nuvens serão uma clara revolução na forma como usamos nossos computadores e os principais intervenientes deste mercado que são a confiança das empresas e dos cidadãos comuns seguem problemáticos.

Os Cloud-céticos estão preocupados com a segurança dos dados e exposição legal, mas o que realmente é importante é o que significa informação em nuvem, compartilhamento e serviços.

O megaprojeto CLOUDCATALYST FP7, financiado pela comunidade européia visa combater estes problemas, fornecendo ferramentas úteis para fomentar a adoção da computação em nuvem na Europa e para impulsionar o mercado europeu Cloud Computing.

Ele tem como alvo principal os desenvolvedores de software, os membros da comunidade científica em desenvolvimento e implantação de soluções de computação em nuvem, incubadoras nos níveis local, nacional e europeu, atingindo as grandes, médias e pequenas indústrias, as start-ups e os empresários que compartilham de uma necessidade de soluções flexíveis e escaláveis.

A ideia principal a é criar “uma comunidade forte e entusiasta de adotantes e simpatizantes na Europa Nuvem “, diz o site do projeto, que é ligado a CORDIS (Community Research and Development Information Service).

 

Amazon lança empréstimo por U$ 10

18 jul
Para leitores compulsivos, é uma solução boa e barata, a Amazon lançou um serviço deKindleEbook leitura de qualquer livros dos seus 600 mil disponíveis, ao custo de U$ 10 dólares mensais hoje em oferta de U$ 8,99), é a uma mercantilização do serviço das bibliotecas? ou é de fato um bom serviço.

Depende de quanto você lê, a média nacional é muito baixo os indicadores indicam pouco mais de um livro por ano, fiz minhas contas, eu em média 4 além dos livros técnicos para uso escolar, estes devo comprar, então poderia gastar U$ 120 dolares, comprando 4 livros numa média de U$ 30 cada, é melhor comprar que emprestar da Amazon.

Além disto, é uma forma de você ter que comprar um Kindle ou um Kindle Fire Tablet e isto deve ser incluído no valor total, mas há aquele livro que acabou de sair e você “precisa” lê-lo, bem neste caso precisamos ver se a disponibilidade digital será imediata.

A Amazon já oferece um programa de biblioteca de empréstimo de e-book, quer permite os clientes  uma retirada por “retirada” e livros para ler por tempo limitado, mas você tem que ler um livro de cada vez, mas o Kindle Unlimited (KU), parece apontar um serviço ainda mais abrangente, veja o site do KU Test, e aguardemos os próximos passos.