RSS
 

Arquivo para julho 15th, 2014

Paralisia na indústria e os drones

15 jul

Os drones são pequenos aviões teleguiados, que já podem ser encontrados no mercado por valores que vão deDrones 2 a 6,5 mil reais, por exemplo, em lojas da Santa Ifigênia em São Paulo.

Conforme reportagem do Estado de São Paulo, a indústria dos drones pode ser atingida pela paralisia que atinge toda a indústria nacional, quer na regulamentação, quer no efetivo apoio estatal, cheio de discursos e pobre na prática.

De acordo com o jornal paulista, os empresários brasileiros investem em fabricantes nacionais para diversas aplicações: agricultura, construção  e defesa civil, estão perdendo a corrida para empresas de fora que atuam no setor de aviação civil.

Um dos problemas é a falta de regulamentação para uso comercial do drones (o nome correto no país  é veículo aéreo não tripulado – Vant), pois a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirma que estava ouvindo a sociedade civil e o texto está  “finalização da análise jurídica”.

Após a finalização do texto, este deverá ir para uma audiência pública e voltar para aprovação final, como tivemos a Copa e agora estamos em período eleitoral, ficará para o fim do ano.

Mas há outro entrave, pois a Anatal deverá definir qual a radiofrequência deve ser usada para controlar os drones.