RSS
 

Arquivo para julho 7th, 2014

A Escócia poderia adotar bitcoin

07 jul

Em todo o Reino Unido a moeda é a Libra Esterlina, mas a ideia de permitir que os paísesBitCoin tenham suas próprias moedas cresce no Banco Central do Reino Unido.

Segundo o The Guardian, em um painel sobre o futuro do dinheiro, o economista Guy Debelle disse que a experiência seria similar ao período “bancos livres” da Escócia entre os séculos XVIII e XIX, quando as instituições foram permitidas usar seu próprio dinheiro.

 

O economista afirmou que se a independência realmente acontecer o presidente do Banco Central do Reino Unido, Mark Carney, não sabe se deixará os escoceses usarem a libra esterlina, com isso eles poderão experimentar diversas moedas, inclusive o Bitcoin, o que segundo Debelle seria: “Um belo experimento natural sobre o futuro do dinheiro na Escócia”.

 

A ideia não teve muita aprovação no painel em que o australiano participava. David Birch, diretor da moeda digital da Hyperion, afirmou que a ideia das múltiplas moedas teve mais sucesso no passado e só foi abortado pela reforma bancária de 1844.

 

Já para David Gailbarth, cofundador do Yelp e cocriador do RSS – sistema de distribuição de informação – para internet as moedas virtuais são irrelevantes, o que é correto, para ele, deve se considerar o controle sobre as plataformas, e não sobre os pagamentos. 

 

Mas para a economia o que significa um país adotar uma moeda digital ?