RSS
 

Arquivo para junho 13th, 2014

WildLeaks: em defesa da natureza

13 jun

WildLeadsNão confunda, não é o WikiLeaks, embora parecido é Wild de selvagem ou silvestre,  um site vem ganhando popularidade em denúncias contra a natureza, e aparece em destaque no The Guardian.

Tendo apenas três meses de existência, o WildLeaks já deu informações verídicas sobre a caça ilegal de elefantes na África, sobre a caça de tigres-de-sumatra, que são animais em extinção, sobre o tráfego de chimpanzés na Libéria e denunciou várias práticas ilegais.

Segundo Andrea Costa, um consultor de segurança que é criador do WildLeaks, o objetivo do site é preencher uma lacuna pois embora hajam autoridades capazes de agir em áreas selvagens, muitas vezes os informantes não dão informações com medo de colocar sua vida em risco.

O site garante que sua plataforma é segura para manter as fontes anônimas, e evitar que sejam enviadas informações sensíveis de algum modo insegura, para isto uso a encriptação.

Qualquer pessoa que queira fazer uma denúncia pode usar para isto o navegador Tor, que é usado especialmente  para a navegação anônima na Web, escondendo o endereço IP original do usuário, e logando na plataforma WildLeaks fazer sua denúncia, é claro, há forma de chegar a validade dos dados com contatos em diversos países.

Já há versões disponíveis em 15 idiomas, e uma equipe especializada em assuntos jurídicos na área.