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Inteligência múltipla: filosofia e virtual
A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, por volta da década de 1980.
Ele é uma alternativa a ideia de capacidade inata, nascida da filosofia idealista e que perpassa a maioria das correntes psicológicas de hoje, contesta a ideia de QI (Quociente de Inteligencia) e também aquelas ideias que focalizam tudo nas habilidades escolares.
Introduz o conceito que diferentes profissionais devem ter diversas culturas, um repertório de habilidades humanas para ajuda-los em soluções, culturalmente apropriadas, para resolver seus problemas pessoais, familiares e sociais.
Gardner trabalhou no sentido inverso a ideia de desenvolvimento, pensando mais em que habilidades deram origem a realizações humanas, e afirmou que:
“a) o desenvolvimento de diferentes habilidades em crianças normais e crianças superdotadas; (b) adultos com lesões cerebrais e como estas não perdem a intensidade de sua produção intelectual, mas sim uma ou algumas habilidades, sem que outras habilidades sejam sequer atingidas; (c ) populações ditas excepcionais, tais como idiot-savants e autistas, e como os primeiros podem dispor de apenas uma competência, sendo bastante incapazes nas demais funções cerebrais, enquanto as crianças autistas apresentam ausências nas suas habilidades intelectuais; (d) como se deu o desenvolvimento cognitivo através dos milênios” (Gardner, 1985).
Idiot-savants ou savantismo (do francês savant, “sábio”) é considerado um distúrbio psíquico no qual a pessoa possui uma grande habilidade intelectual aliada a um déficit de inteligência.
A Inteligência linguística são os componentes da sensibilidade para sons, ritmos e significados das palavras, já a inteligência musical embora associada a primeira manifesta a habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical, a lógico-matemática é a sensibilidade aos padrões, ordem e sistematização, a espacial a capacidade de perceber o mundo visual ou espacial, quebra-cabeças e jogos que necessitam de habilidades visuais, a cinestésica é a capacidade de criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo é como se pode produzir graça e expressões a partir de estímulos verbais ou musicais usando alguma músculo coordenado ou habilidade atlética, a interpessoal habilidade para entender e responder adequadamente a humores, temperamentos e motivações de outras pessoas e finalmente, e finalmente a intrapessoal é a inteligência que organiza os próprios sentimentos, sonhos e ideias e pode lançar mão deste recurso para solução de problemas pessoais ou sociais.
O mundo virtual está relacionado a todas elas e não apenas a intrapessoal como pode-se pensar e este estudo não vale apenas para autista e pessoas superdotadas, mas para todos.
Gardner, H. Frames of mind. New York, Basic Books Inc., 1985.