RSS
 

Arquivo para março 3rd, 2015

Empresas corruptas continuam atuando

03 mar

IlhasVirgensMuitas empresas, já denunciadas na operação Lava Jato, continuam atuantes e pedem novos empréstimos ao BNDES, que ofereceu no passado juros baixos a estas empresas, entre elas destacam-se a Sete Brasil, criada em 2011, para mandar construir e afretar para a Petrobrás, 28 sondas para exploração do pré-sal, e que já vinha enfrentando vários problemas detectados pelo setor financeiro, tendo 8 membros da família Queiroz Galvão nas denúncias do Swiss Leaks (ao lado).

Um ex-diretor da companhia e ex-gerente executivo da Petrobrás, Pedro Barusco Filho, aceitou uma delação premiada, porém a liberação de crédito agora é questão de sobrevivência da empresa, que não existia antes de 2011 e, portanto foi “criada” a partir dos financiamento do governo.

Outro caso curioso é do Grupo Galvão, cujos nomes aparecem no HSBC da Suiça, ela ganhou a concessão da BR-153, entre Goiás e Tocantins, em leilão realizado em maio passado, não se sabe como foi feita a licitação, já que a delação de Pedro Barusco corre em segredo de justiça e dificilmente deverá vir a público, pois seria um “vazamento”.

Ela pede um financiamento de R$ 2,66 bilhões ao BNDES, ou pelo menos um crédito de curto prazo chamado de empréstimo-ponto, como é praxe nesse tipo de operação, é liberado na frente, enquanto o empréstimo total é analisado.

A construtora Galvão Engenharia, ameaçou o governo em carta enviada no início de fevereiro para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária Galvão BR-153diz que se o empréstimo-ponte não seja liberado até a próxima semana, será obrigada a interromper as obras e demitir operários.

O Grupo Galvão informou que “aguarda liberação de linhas de crédito previstas em edital para dar sequência aos serviços”, as empresas no HSBC são todas nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal, que tem uma população perto de 23 mil pessoas.

O BNDES não comentou o caso da Galvão nem dos demais projetos, a lista dos políticos do Lava Jato chega hoje ao congresso, alguém vai ser preso ?