RSS
 

Arquivo para novembro 2nd, 2015

200 anos de George Boole

02 nov

Nascido em 2 de novembro de 1815, a Álgebra que criou foi fundamental para oBoole nascimento da lógica digital (0 e 1, ou V=Verdadeiro e F=Falso), e mais tarde no MIT, Vannevar Bush sugeriu para Claude Shannon que viria a se tornar um dos fundamentos da computação digital moderna.

O desenvolvimento de Boole transformou-se em uma das importantes escolas da matemática, que influenciaria o filósofo Bertrand Russerl, que escreveu; “a matemática pura foi descoberta por Boole em seu trabalho ‘Leis do Pensamento’ “, que foi publicado em 1850.

Embora este seja um equívoco, pois o pensamento não se move por leis binárias, SIM e Não, pois existe o talvez, o poder e uma infinita variedade de possibilidades, Boole mais tarde fez um trabalho importante chamado de invariantes (ou cálculo das variações), que influenciou a Teoria da Relatividade de Albert Einstein.

Em 1838, publicou um opúsculo chamada A Análise Matemática da Lógica, que influenciou De Morgan que fez uma série de simplificações para tornar as leis da Algebra de Boole mais simples e fáceis se serem “adotadas” em processos mecânicos, eletromecânicos (relés que surgiram mais tarde) e todos dispositivos digitais que surgiram a partir destas “leis”.

Embora tenha morrido já com grande respeito, foi o trabalho Whitehead e Russel em Principia Mathematica (1910-1913) que convenceu os matemáticos que a lógica simbólica deveria receber sua séria atenção.