RSS
 

Arquivo para abril 4th, 2016

Morre Zaha Hadid

04 abr

Morreu no penultimo sábado passado a britânico-iraquiana Zaha Hadid, tinha 65 anosZahaHadid e estava sendo tratada de bronquite em um hospital em Miami (EUA).

Hadid criou o famoso Parque Aquático da Olimpíada de Londres 2012 que era móvel e podia ser totalmente remodelado, como foi feito numa das arquibancadas da Arena Corinthians e seus projetos estão espalhados por países como Alemanha, Hong Kong e Azerbaijão.

 

No Brasil, a arquiteta criou apenas uma sandália da frife Melissa, em 2008.

 

Em 2004, ela foi a primeira mulher a vencer o Prêmio Pritzker, o mais importante da área, considerado o “Nobel da arquitetura”.

 

Foi também laureada com a Medalha de Ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos, em reconhecimento por sua obra, ocasião em que declarou:”Hoje em dia vemos o tempo todo mais arquitetas estabelecidas. Mas isto não significa que seja fácil. Às vezes os desafios são imensos. Houve uma mudança tremenda nos últimos anos e vamos continuar com este progresso”, sobre a participação feminina.

 

O seu primeiro grande projeto foi a Estação de Bombeiros Vitra em Weila am Rhein, na Alemanha, Riba Stirling Prize foi conquistado duas vezes, em 2010 pelo projeto do Museu Maxxi em Roma, em 2011 pelo projeto da Evelyn Grace Academy em Brixton, Londres.

 

O seu projeto mais futurista nunca foi construído, o The Peak Leisure Club de Hong Kong, feito em 1983, era baseado em uma montanha de granito para ser construído acima do transito sempre congestionado de Hong Kong (foto).