RSS
 

Arquivo para abril 7th, 2016

Tolerância, diferenças e paz

07 abr

Quando discutimos tolerância e associamos a fundamentalismo religioso,GuerrasCoréia raramente associamos ao fundamentalismo ideológico e político, a razão é simples que na história dos tratados sobre a tolerância, a discussão era religiosa, como a de John Locke sobre a “tolerância” (ver post).

 

Curiosamente foi justamente quando este pacto se firmava, com o Édito de Tolerância de Catarina de Médici, que procurava afastar o fanatismo de luteranos e católicos que já haviam causado muitas guerras e crises, o Édito de Tolerância é de 1562 depois a paz de Amboise é de 1563, foi precedida por uma série de guerra religiosas, comerciais e territoriais, chamadas de Guerra dos 30 anos (1618-1648).

 

As guerras dos dias de hoje são fundamentadas mais em diferenças culturais, com um fundo religioso, mas não deixam de ser comerciais e também territoriais, porém o fundamentalismo é outro, na maioria das vezes com raízes ideológicas e/ou religiosas, mas lembra que o Afeganistão foi dominado pela Rússia e foi onde os EUA travaram uma guerra, antes em 1968 a guerra do Vietnã, e antes ainda a guerra da Coréia entre os anos 1950 e 1953.

 

Estas guerras agora explodem em conflitos como o da Ucrânia-Rússia, os problemas internos em boa parte dos países da América Latina, e justamente a falta de compreensão das razões históricas comprometem a paz e tenta diluir as profundas diferenças sociais aqui existentes.

 

Mesmo o radicalismo do Estado Islâmico não pode ser compreendido ser as importantes diferenças culturais entre o mundo árabe e o ocidente, há outro fundamentalismo em curso.

 

Para além das ideologias, efervescendo na América Latina, há uma ignorância sobre as diferenças culturais, étnicas e também religiosas que podem criar abismo e suscitar novos fundamentalismo, na Europa a dificuldade em receber os árabes.