RSS
 

Arquivo para maio 3rd, 2016

Paz: ausência de guerra ?

03 mai

O longo período que vai do anuncio do imperador Augusto (27 a.C.)ImpérioRomano do fim das guerras civis e que durou até a morte do imperador Marco Aurélio, em 180 d.C. é chamado de Pax Romana, e que na verdade é uma visão negativa de paz porque significa a submissão pelas armas dos povos dominados.

 

Mesmo assim este período os romanos viviam sobre constante perigo de invasões bárbaras nos seus limites, e tanto a Gália é submetida de 58 a.C. a 51 a.C., por Júlio César, que submete também a Germânia renana.

 

Este tipo de paz, era a usada a expressão Pax Romana procurando dar um sentido de segurança, ordem e progresso para todos os povos, mas que escondia a expressão.

 

Também o direito romano fonte e o conjunto de regras jurídicas usadas em Roma e depois aplicado a todo o território do Imperio Romano e do Império Romano do Ocidente em 476 d.C., ao território do Império Romano do Oriente.

 

Ele continuou a influenciar mesmo após 476, e no ordenamento judicial de vários reinos ocidentais depois das invasões bárbaras, havendo uma redescoberta deste por juristas romanos no século XII, chamado de Corpo de Direito Civil.

 

Mas o período medieval terá ainda muitas guerras e tratados de “paz”, mas permaneceu o conceito negativo da “pax romana” como ausência de guerra.

 

Seria possível pensar num conceito de paz além deste da pax ? criar uma “cultura de paz” entre povos e nações ?

 

Veremos ainda diversas guerras e tratados de paz até o século XX