RSS
 

Arquivo para maio 2nd, 2016

Operadoras tiram o Whatsapp

02 mai

Novamente as operadoras atacam o mercado, o serviço mais caro eTelegram pior do mundo não deixa de ter fome e sede de lucro e quer subjugar os usuários brasileiros, estamos fora do ar do Zazap, como diz o povão.

 

Uma alternativa é o Telegram, totalmente gratuito e sem propaganda, substitui de modo adequado o famoso aplicativo de mensagens, e oferece bons recursos para textos e imagens.

 

O segundo é o já conhecido Viber, que tem opções melhores que o WhatsApp para vídeos, ele também usa seu número de telefone como principal informação de contato, e aqui as “nossas” operadoras podem de novo contra-atacar.

 

Além destas opções tem as já conhecidas Skype e Hangout, mas com limitações maiores que as anteriores, uma vez que são serviços para comunicações on-line com vídeo.

 

O que esperamos é medidas contra os ataques ao bolso do contribuinte, acorda Brasil … estamos sendo explorados.

 

 

A “pax” romana

02 mai

O termo pax tem origem latina da palavra pax, e pode tanto ter umImperioMacedonico sentido positivo, como tranquilidade, quietude e ainda um sentido intimista de paz interior, como o negativo que seria a ausência de guerras ou determinados tipos de violência.

 

Ao longe da história, como houve desenvolvimento de comunidades isoladas, o sentido negativo foi amplamente desenvolvido, o império assírio, o império romano, também no origem a diversos impérios e mais próximo da modernidade o turco-otomano, foram todos fundados e construídos com base na guerra e na dominação dos povos vizinhos.

 

Uma guerra fundamental para a origem da civilização ocidental foi a luta contra o império Persa, o rei Dario I ficou irado com as revoltas promovidas nas colônias gregas na Jônia, e dá início a guerra contra os “medos”, e por isto foi chamada de Guerra Médicas.

 

As Guerras Médicas trouxeram como consequência para Grécia a hegemonia de Atenas sobre as cidades gregas, o revigoramento da democracia, a decadência do Império Persa, a criação da Confederação (ou Liga) de Delos e a rivalidade entre Atenas e Esparta, fundada em 477 a.C.

 

Mas a relação entre as duas pólis voltam a entrar em conflito em 431 a.C., segundo o historiador Tucídides, são três as causas: Atenas presta ajuda a Córcira, ilha do mar Jónio fundada por Corinto (aliada de Esparta), Atenas também decretara sanções econômicas contra Mégara, e, o, Atenas realiza um bloqueio naval à cidade de Potideia, no norte da Grécia.

 

Com a guerra a Grécia se enfraquece, e no reinado de Filipe II da Macedónia, seu exército adopta técnicas militares superiores, que aliadas à diplomacia e à corrupção, vão iniciar o processo de dominação das cidades da Grécia, seu filho Alexandre (Aristóteles foi seu educador) derrota uma coligação grega em Queroneia, desta forma colocando a Grécia continental sob domínio macedónio no ano 338 a.C.

 

Aristóteles tornara-se tutor de Alexandre em  343 a.C. torna-se tutor de Alexandre da Macedónia, na época com treze anos de idade, em 335 a.C. Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas onde funda o Liceu, portanto em período Macedônico.

 

Com a morte precoce de Alexandre Magno, em 323 a.C. aos 33 anos de idade, os territórios conquistados são divididos entre seus principais generais.

O reino vai se fragmentando e o reduzido território da Macedônia teve como seu último reino Perseu (179-168 a.C.) filho de Filipe V, que após uma batalha torna-se prisioneiro em Roma, em 146 a.C. a Macedônia torna-se uma província do império Romano, eis a Pax Romana.