RSS
 

Arquivo para maio 27th, 2016

O mercador de Veneza e o Brasil

27 mai

O Mercador de Veneza, é uma obra mais polêmica e comentada de Shakespeare feita no final dos anosOMercadorVeneza 1500, período das descobertas e a nosso ver da decadência da renascença e início do projeto idealista da modernidade, também é o período que judeus estão expulsos da Inglaterra (1290-1655), quer dizer havia uma dose de anti-semitismo lá, mas aqui é uma parábola.

 

O mercador é, portanto uma típica caricatura da época, o que gerou polêmica e deu um grande destaque a obra de Shakespeare, trata de um vilão, um judeu chamado Shylock, um tipo um tanto desprezível, que tem como vítima o cristão Antônio, cidadão bem sucedido de Veneza, que empresta dinheiro a um nobre falido chamado Bassânio, que deseja casar-se com Pórcia, uma bela e rica herdeira que vive no continente em Belmonte.

 

Antônio, entretanto deve pegar o empréstimo com Shylock, detentor de uma frota de navios, que lhe faz colocar como garantia uma libra da própria carne.

 

Seu amigo Antonio concorda em lhe emprestar o capital necessário para que ele viaje até Belmonte, no continente, onde vive Pórcia. Antonio é um mercador, toda a sua fortuna está investida numa frota de navios mercantes que navegam em águas estrangeiras. Então ele faz um empréstimo com Shylock, um mercenário judeu que concorda em emprestar o dinheiro desde que Antonio empenhe uma libra de sua própria carne como garantia. Bassânio chega a Belmonte e descobre que para ganhar a mão de Pórcia terá que se submeter a um teste envolvendo três arcas deixadas pelo pai da moça antes de morrer.

 

Graças a um truque de Pórcia ele se dá bem, mas logo após o casamento chega a noticia que os barcos de Antonio naufragaram e ele perdeu toda sua fortuna, estando sua vida, agora, nas mãos de Shylock. Bassânio volta então para Veneza enquanto Pórcia arquiteta um plano para salvar Antonio e testar o amor de Bassânio por ela.

 

A rica moça Pórcia são as riquezas nacionais, Antônio e seu amigo Bassânio são os políticos que estar no poder parar viver da herança da bela moça, Shylock são empresários e lobistas corruptos que comprometeram o sistema político nacional prestando “serviços”.

 

Na parábola brasileira Pórcia, pode significar o povo e a justiça, trata um plano para testar Bassânio, se seu amor por ela é verdadeiro, significar dar poder que “amam” seu povo.