RSS
 

Arquivo para julho 5th, 2016

Vamos conhecer Júpiter

05 jul

O projeto da nave Juno, que custou 1,13 bilhões de dólares, e que foi lançada no dia 5 de agosto de 2011 para explorar campos gravitacionais e magnéticos de Júpiter, assim como estudar se existe água lá, poderá chegar ao seu destino hoje (05/07) na madrugada.

 

Júpiter é 300 vezes mais maciço que a Terra e está cinco vezes mais longe do Sol que o nosso planeta e completa a sua orbita em torno do Sol a cada 11,8 anos terrestres.

 

O primeiro a estuda-lo foi Galileu, que deu as suas luas os nomes: Io, Europa, Ganimedes e Calisto, e que hoje são chamadas de luas de Galileu, e apoiaram a teoria de Copérnico de que a Terra não era o centro do Universo.

 

Júpiter é o quarto objeto mais brilhante do sistema solar, sendo a nossa Lua um deles, o Sol e de Vênus; o gigante gasoso é um dos cinco planetas visíveis a olho nu a partir da Terra, junto a Marte, Vênus, Mercúrio e Saturno, além de Jupiter, claro.

 

A nave poderá se desintegrar devido a atração magnética de Jupiter que é extremamente forte, cerca de 2,5 vezes a da Terra, ou seja, a sensação de peso de alguém de 60 quilos seria de 150 quilos.

 

Na madrugada de segunda para terça-feira a nave Juno entrou na orbita de Júpiter, “Estamos lá! Estamos em órbita! Conquistámos Júpiter”, disse Scott Bolton, coordenador da missão, do Instituto de Investigação do Sudoeste, em San Antonio, no Texas.