RSS
 

Arquivo para julho 14th, 2016

Gotas de Filosofia: no início era Sócrates

14 jul

Conhecemos Sócrates por Platão, isto é aparece nos diálogos da Platão e como
Sócrates-encontra-Humeboa filosofia, é uma conversa na qual um raciocínio vai sendo engendrado em uma lógica como afirmava Leibniz: na qual uma verdade leva a outra, e assim alguém se contradiz ou é refutado no meio da conversa, enfim são diálogos.

 

Diálogos não são aforismas, máximas que ditas de maneira quase dogmáticas podem parecer verdades, mas não são pela falta de diálogo, no dizer da filosofia de hoje, sem a presença do Outro, mas apenas a presença do Mesmo, monólogos por vezes autorreferentes ou sistêmicos, conforme o Paradoxo de Gödel: nenhuma teoria axiomática (lógica) é completa.

 

O debate entre Sócrates e Hume, embora um hipotético encontro na eternidade é importante, porque o empirismo foi a última grande corrente do pensamento científico, emprestada ao Círculo de Viena, que tentou reconceitualizar o empirismo e demonstrar as falsidades da metafísica.

 

Foi Peter Kreeft (2014) que escreveu “Sócrates encontra Hume: O pai da Filosofia interroga o pai do Ceticismo Moderno”, que humildemente escreve em sua introdução: “acredito não ter violado a integridade da filosofia de Hume” (Kreeft, 2014, p. 12) e depois: “Este não é um trabalho acadêmico” (idem), ao que diria: melhor assim.

 

Após uma apresentação inicial, em que Hume se diz como um cético e Sócrates não,  mas se encontram como censurados pela academia, e fazem um diálogo sobre critica a ideias.

 

Destaco inicialmente, sobre esta questão da crítica que Sócrates diz ser importante ao ensino.

 

“SÓCRATES: Portanto, não reclamarás de estar sujeito ao mesmo tipo de crítica.

HUME: Não tenho nada a temer. Não sou um desses construtores de sistemas dogmáticos, como aqueles Racionalistas, Descartes, Espinoza e Leibniz.

SÓCRATES: Isso ainda veremos.” (Kreeft, 2014 pag. 17)

 

KREEFT, Peter. Sócrates encontra Hume: O pai da Filosofia interroga o pai do Ceticismo Moderno, Campinas: CEDET, 2014.