RSS
 

Arquivo para julho 12th, 2016

TDM em Humanidades Digitais

12 jul

Humanidades Digitais é uma área emergente que procura explorar MoleculaResinaconsequências sociais e humanas em ambientes digitais, por isso considero mais correto no nome Humanidade em Ambientes Digitais, e TDM (Text and Data Mining) é uma destas tendências.

 

Um blog da London School acaba de publicar interessante artigo que aponta para uma tendência que bibliotecas e bibliotecários explorem e auxiliem no uso de TDM para pesquisas e buscas.

http://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2016/07/12/how-libraries-and-librarians-can-help-with-text-and-data-mining/

O blog explica que em especial a alteração da revisão de Hargreaves sobre direitos autorais no Reino Unido, removem as barreiras legais para explorar textos e fazer mineração de dados (TDM) sobre o corpus da literatura de pesquisa, então o artigo explora como bibliotecas e os bibliotecários podem facilitar o trabalho de pesquisadores que querem aplicar métodos TDM em recursos bibliotecários quer seja para fontes impressas ou eletrônicas.

 

O artigo também defende que no caso dos recursos de bibliotecas, os bibliotecários podem aconselhar pesquisadores e incentivá-los a usar as novas regras de exceções de direitos autorais, o que significa que possam ultrapassar certas barreiras de direitos autorais.

 

O blog explica que isto pode significar recursos valiosos, por exemplo, em pesquisas de química molecular (foto), cristalografia e outras áreas de caráter muito sigiloso.

 

O artigo aponta isto como um exemplo das Humanidades Digitais, um grande corpo de jornais da época vitoriana pode ser extraído para extrair piadas desta época, e que podem ainda analisar outros aspectos de época e historia social do Reino Unido.

http://britishlibrary.typepad.co.uk/digital-scholarship/2014/06/victorian-meme-machine.html

Não se trata apenas do corpus eletrônico que possa ser extraído, embora-o artigo forneça um exemplo de digitalização de cópia para fins de TDM para ajudar o leitor.