RSS
 

Arquivo para julho 18th, 2016

Empirismo é racionalismo ?

18 jul

Seguindo nosso autor-guia Peter Kreeft, em seu imaginário diálogo de SócratesRacionalXEmpirico com Hume, agora Sócrates perguntará sobre o método e o que é verdade para Hume, tentando mostra-lo como racionalista, ao Hume afirma que não o é, Sócrates responde:
“SÓCRATES: Em sua teoria epistemológica, sim, mas não em seu método. O teu método, assim como o deles, consiste em reduzir ou dados à explicação, o complexo ao simples, a rica variedade da experiência às simples fórmulas universais.

HUME: Mas esse é simplesmente um dos elementos do método científico.

SÓCRATES: E isto significa que deva ser um dos elementos do método filosófico ?

HUME: Não há nada de absolutamente verdadeiro, ou falso, com relação a um método … um método é apenas uma ferramenta, um meio prático no fim de se encontrar a verdade. O que deveríamos debater é a verdade.

SÓCRATES: Concordo. Mas não pode ser a verdade que o método científico não é mais adequado para o filósofo que um método não científico para um cientista?

HUME: E que método usarias para comparar o método científico a qualquer outro método?

SÓCRATES: Eu usaria o método universal da lógica.

HUME: É justo.

SÓCRATES: E digo que o reducionismo viola as leis da lógica.” (Kreeft, 2014, p. 34)

 

O reducionismo é a base do racionalismo e também do empirismo, isto é a simplificação da realidade em fórmulas e processos aparentemente explicados, mas que são complexos.

 

O tema é anterior a modernidade, no final da idade média, o nominalista inglês William Ockham criou o método: “entre duas explicações escolha a mais simples”, e por causa dele isto ficou conhecido como Navalha de Ockham.