RSS
 

Arquivo para agosto 17th, 2016

Despertar o pensamento

17 ago

O lado mais incomodo da educação nos dias de hoje, é sua fragmentação, EdgarMorin2muitas pessoas querem apenas agregar conhecimentos, mas não refletir sobre eles, saber quem e para que eles são aplicados.

 

Edgar Morin é um dos mais sérios pensadores sobre o novo milênio, escreveu muito sobre isto, e seu pensamento é consistente e visionário, afirmou em entrevista recentemente: “A educação deve ser um despertar para a filosofia, para a literatura, para a música, para as artes. É isso que preenche a vida. Esse é o seu verdadeiro papel.”

 

Morin mostra a necessidade de estimular o questionamento das crianças, sobre reforma no ensino e sobre a importância da reflexão filosófica não tanto para que respostas sejam encontradas, mas para fomentar a investigação e a pluralidade de possíveis caminhos, abrir-se para a criatividade, não apenas domesticar crianças e jovens.

 

Na mesma entrevista para ao Fronteiras do Pensamento, ele explica como realizar as mudanças, que ainda são tímidas nas escolas e institutos de pesquisa:

 

“Um dos principais objetivos da educação é ensinar valores. E esses são incorporados pela criança desde muito cedo. É preciso mostrar a ela como compreender a si mesma para que possa compreender os outros e a humanidade em geral. Os jovens têm de conhecer as particularidades do ser humano e o papel dele na era planetária que vivemos. Por isso a educação ainda não está fazendo sua parte. O sistema educacional não incorpora essas discussões e, pior, fragmenta a realidade, simplifica o complexo, separa o que é inseparável, ignora a multiplicidade e a diversidade.”

 

Mas quais são estes valores, estamos vivendo uma realidade estagnada, é quase proibido discutir valores, desde o universo científico ao religioso, as pessoas querem um ensino e uma educação pragmática, mas é justamente ela que está em crise.

 

Não basta o uso de tecnologia, considero-a importante e pode ser um impulsionador de uma nova mentalidade, mas é preciso mudar a própria mentalidade para uso adequado da tecnologia.