RSS
 

Arquivo para agosto 26th, 2016

Diálogo e confiabilidade

26 ago

Em tempos de mundialização, no qual múltiplas culturas bastante diversasDialogo entram em contato, em tempos de intolerância religiosa, de radicalização política e de graves problemas sociais, uma palavra parece distante, quase utópica: o diálogo.

 

Na história da filosofia muito se falou dela em contextos diferentes, na Escola Platônica o diálogo era essencial para a educação, ele temeu até que a escrita nascente pudesse afastar os homens do diálogo, no auge da reforma protestante a palavra tolerância foi utilizada por filósofos como Locke , no auge do iluminismo e suas ideias sobre o Estado pareceu que o este seria o guardião da paz, porém o que significa diálogo nos dias de hoje ?

 

Muitas coisas, porém uma me parece fundamental confiabilidade, quer porque o choque entre culturas e ideologias gere desconfiança, quer porque devemos supor que a maioria das pessoas tem algum grau de informação, ainda que muitas pensem isto na forma do NADA que apontamos em nosso post anterior.

 

O certo é que é necessário maior horizontalidade nas conversas, diálogos e até mesmo debates; pois o que chamamos durante muito tempo de diálogo era desde Platão até Hegel, apenas a ideia que um poder central deve se sobrepor aos outros, considerados menores.

 

A sociedade atual pede maior confiança e respeito entre as pessoas que estão num diálogo, ainda que as redes sociais estejam inundadas de memes, ofensas e calúnias, muitas delas criminosas, na raiz disto tudo está um pedido quase desesperado: me ouçam.

 

A confiança mútua, que não é a concordância geral senão não é diálogo, é necessária.