RSS
 

Arquivo para fevereiro 20th, 2017

Eleições no Equador

20 fev

Com quatro tendências bastante claras quanto a posição política, concorrem as eleições candidatos_do_equadorneste domingo os candidatos: presidente Lenín Moreno, adepto do correísmo de que foi vice, lidera a disputa (32,3%),  o ex-banqueiro Guillermo Lasso (21,5%) e a ex-deputada Cynthia Viteri (14) mais centro direita, e por último o esquerdista ex-prefeito de Quito Paco Moncayo (7,7%).

As eleições no Equador tem um critério diferente para primeiro turno, bastam 40% dos votos para que seja dispensado o segundo turno, mas tudo indica que haverá segundo turno, como em muitas eleições recentes há surpresas de última hora, tanto Lenin poderá levar já no primeiro turno, quanto Cynthia Viteri poderá entrar na disputa.

Lenin Moreno é cadeirante, por causa de um acidente assalto sofrido em 1998, quando levou um tiro e perdeu parte dos movimentos das pernas.

O clima eleitoral aqueceu quando entrou em cena, como aqui no Brasil a corrupção, um caso que envolveu um ex-ministro de Correa da Petroecuador, também há supostos subornos da empreiteira Odebrecht a funcionários equatorianos, que chegaria a cifra de U$ 33 milhões.

Correa deixa o governo após 10 anos de governo, deixando um país conturbado no plano econômico com a queda do petróleo, desvalorização das moedas vizinhas e fortalecimento do dólar, além dos custos pesados do terremoto de 2016.

Também pode haver um efeito colateral das eleições, já que William Assange, fundador do Wikileaks está asilado na embaixada londrina do Equador desde 2012, e poderia ser deportado caso a oposição conservadora vença.

A eleição elege além do novo presidente,  o  vice-presidente, 137 deputados e cinco representantes no Parlamento Andino para 2017-2021.

Com quase 90% das urnas apuradas, Lenín Moreno, apoiado pelo presidente Rafael Correa, tinha 39,09% dos votos válidos e seu concorrente mais próximo Guillermo Lasso tem 28,5 % e é provável um segundo turno .