RSS
 

Arquivo para fevereiro 25th, 2017

Carnis levale, a origem desta festa  

25 fev

A palavra carnaval vem do latim carnis levale, retirar a carne ao pé da letra, mas seriamCarnaval as festas carnais antes dos 40 dias de quaresma que é um período para os cristãos de espera da “Páscoa”, a festa da passagem da terra para a salvação, não por acaso, a quaresma começa quando a quaresma começa, ou seja, na quarta-feira das cinzas.

Já analisamos aqui no blog as origens desta festa, em especial no Brasil, mas queremos entrar mais a fundo no significado desta “passagem” entre o período que seria carnal e a verdadeira Páscoa “espiritual”,  após 40 dias.

Os quarenta dias são referencia aos quarenta anos que os judeus caminharam pelo deserto em busca da terra prometida, saindo da escravidão do Egito, referencia feita no Salmo 94 (95) versículo 10 onde se lê: “Durante quarenta anos desgostou-me aquela geração, e eu disse: É um povo de coração desviado, que não conhece os meus desígnios”, até a chegada da Pascoa a passagem para a Terra Prometida.

Na reinterpretação cristã desta passagem judaica, em que há muita coisa em comum, inclusive algumas vezes a Páscoa cristã coincide com a judaica, já que o calendário judaico permaneceu a contagem, uma vez que não há o a.C.(Antes de Cristo) e o d.C. (depois de Cristo), mas a referencia ao período em que a comida era pouca, em função da fuga, os pães ázimos, em função do pão ser feito sem fermento, devido a pressa da fuga, enfim um período de sofrimento e jejum.

Na ressignificação católica (a igreja luterana também a faz) a quaresma é então este período de entregar as dificuldades e sofrimento, e a cruxificação de Jesus é o ápice desta festa e foi feita exatamente numa Páscoa judaica, depois é recompensada pela imensa graça que é salvação e ressurreição de Cristo, no caso judaico a passagem para a Terra Prometida, hoje Israel.

O carnaval é, portanto o último período que antecede estes 40 dias e a data é marcada em função justamente do calendário Pascal.