RSS
 

Arquivo para dezembro 8th, 2011

Napster deixa de existir

08 dez

Lançado em 1999, o site Napster permitia compartilhar músicas em mp3 e logo se popularizou em 2000 já era líder no acesso de compartilhamento de músicas, mas agora em 2011 ele deixará de existir ao menos como é conhecido, pois até mesmo o nome irá desaparecer, porém com migração das contas para outro serviço.

O novo serviço será o Rhapsody que já existia antes, e agora terá o mesmo modelo  de negócios no qual o usuário paga um valor mensal para escutar quantas músicas quiser, com direito a criar listas de reprodução e compartilhamento com os demais usuários.

Com o preço de US$ 10 mensais, o usuário tem acesso ilimitado a todo o acervo musical que o site dispõe.

A empresa que foi compradora do Napster em 2008, a Best Buy, que tem uma cadeia de lojas nos Estados Unidos, após inúmeras tentativas de transformar o serviço em um negócio rentável acabou cedendo a um bom negócio de venda.

Na justiça americana, a Napster brigou muito para manter seus serviços, chegando a adotar a ideia de vender músicas por assinatura.

Com as lojas de músicas das gigantes: Apple, Google, etc, o site caminhou para uma nova forma de cobrança que o modelo de négocio acabou caminhando

Sites como Rdio, Spotify e Pandora (e muitos outros) estão tendo sucesso justamente por adotarem este modelo de negócios em acordo com a indústria.

Para os que desejam uma internet livre e compartilhada ficará uma saudesinha, mas com sabor de muito “sharing”.