RSS
 

Arquivo para outubro 17th, 2014

Amor, sabedoria e política

17 out

DaliA sabedoria é uma loucura, e por isso traz em si um paradoxo, por outro lado o amor é loucura e traz em si uma sabedoria, isto aprendi do educador Edgar Morin, mas o político que deveria ser o amor dos amores poderia suportar estes paradoxos em mãos dignas, não mentirosas nem corruptas, é claro.

Isto algo como ser surreal, algo que a modernidade contemporânea desvelou, o bem que a filósofa Martha Nussbaum chamou de “digno da dignidade do ser humano”, e que Edgar Morin explica como “o mal de que sofremos e fazemos sofrer é a incompreensão de outrem, a autojustificação, a mentira de si próprio, então a vida da ética introduz a sabedoria capaz de romper o paradoxo amor”, conforme palestra de Morin “Pode haver uma Sabedoria Moderna?” já que o irracional parece próprio deste nosso tempo.

Segundo Morin na conferencia sim “está no esforço de compreensão e não na condenação, no autoexame que comporta a autocrítica e que se esforça por reconhecer a mentira de si próprio”, olhar-se como algo parecido ao autorretrato de Salvador Dali.

No esforço da condenação do outro, o político diria é claro não, incapaz de reconhecer a própria mentira, fica no dilema proposto por Santo Agostinho: “Se a verdade é o objeto das aspirações de todos os homens, ela não pode ser couto fechado de nenhum deles. A verdade nem é minha nem tua, a fim de que possa ser tanto tua como também minha”. (Santo Agostinho, Comentário aos Salmos 103,2,11).

Aqui estabeleceria um diálogo, uma nova política, pondo acima o bem maior de todos, acima dos pessoais, mas isto fica para as próximas eleições, estas estão no surreal.

Começa em São Paulo, no próximo domingo a exposição de Salvador Dali, imperdível.