RSS
 

Arquivo para janeiro 16th, 2015

Oscar 2015 mantém favoritos

16 jan

SalDaTerraNa lista dos filmes indicados: “Birdman”, “Boyhood: Da infância à juventude”, “O grande hotel Budapeste”, “O jogo da imitação”, “Selma”, “A teoria de tudo”,  ficaram apenas os menos esperados: “Sniper americano” e “Whiplash”.

Birdman e Boyhood conforme já dissemos anteriormente contém críticas aos super heróis holliwoodianos e a fama a qualquer preço, e poderiam ficar fora, mas talvez ficasse muito explícito o conservadorismo da Academia, aparecem também na lisa de Alejandro Gonzáles Iñárritu (“Birdman”), Richard Linklater (“Boyhood”) onde aparece como melhor diretor Bennett Miller (“Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo”) e melhor ator Steve Carell, mas ficou fora de melhor filme.

Com “Sniper americano”, esta é a quinta vez que uma produção dele é indicada na categoria melhor filme, a Academia mostra sua veneração por Clint Eastwood.

“Whiplash” não é totalmente uma surpresa, já que havia ganho o prêmio Festival de Sundance em 2014 e é bem cotado pela crítica, conta a história da carreira de um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria, mas isto torna-se uma obsessão.

O documentário “O sal da terra” do erudito Wim Wenders fazendo uma cinebiografia do fotografo brasileiro Sebastião Salgado, foi indicado, dirigido também pelo brasileiro Juliano Salgado, filho de Sebastião (veja foto acima).