RSS
 

Arquivo para janeiro 15th, 2015

O filme sobre Alain Turing

15 jan

TheImitationGameO filme “The Imitation Game”, anunciado, inclusive provavelmente concorrendo ao Oscar (a lista sai hoje),  é sobre a vida de Alan Turing, considerado um “pai da computação” e que se suicidou aos 42 anos, após ser condenado a castração química, por ser homossexual.

Turing é representado pelo ator britânico Benedict Cumberbatch e a obra estão focada em seu trabalho, importante para a vitória dos Aliados no conflito, pois desvendou a máquina Enigma que era de codificação das mensagens alemãs assim como sua contribuição para a história da informática.

Mas o filme mostra também os problemas enfrentados pelo cientista por ser homossexual. 

Sua condenação foi no ano 1952 e seu suicídio em 1954, sob a pena por “indecência” e os remédios o tornaram impotente e fez com que ele desenvolvesse seios, o que pode ter contribuído para sua morte. 

Foi apenas em 2013 que ele recebeu um perdão póstumo da Rainha Elizabeth II, após longa campanha para limpar sua honra, pois em 2009 houve um abaixo assinado que fez com que o primeiro-ministro Gordon Brown publicasse um pedido público de desculpas pela perseguição terrível. 

A obra foi adaptada da biografia do livro “Alan Turing: The Enigma” (Enigma era a máquina nazista que Turing decifrou), escrito por Andrew Hodges.

A estréia no Brasil está marcada para 5 de fevereiro e a lista dos 10 filmes indicados ao Oscar sai hoje