RSS
 

Arquivo para fevereiro 11th, 2015

Fórum mundial e as tecnologias

11 fev

Além das discussões econômicas, dos sériosCarroEletrico problemas políticos e sociais que muitas regiões do planeta atravessam, também as tecnologias tem seu lugar, o forum apontou tecnologias que não param de crescer: carros sem fio, alimentação molecular, uso de sensores que nos fazem comunicar com “coisas” a nossa volta (ubiquidade), sensores para monitorar a saúde o tempo todo que podem ser incluídos no corpo e algumas outras.

Uma das tecnologias que podem ajudar muito a humanidade, estamos vivendo uma crise hídrica em muitos lugares, uma tecnbologia para dessalinizar a água a baixo custo foi discutida e pode ser uma saída altamente sustentável, porque o nível do mar está aumentando, elas vão reduzir o consumo de energia em 50% ou até mais.

Os carros elétricos chegaram, o problema ainda é a autonomia de abastecimento, mas carros sem fio e com maior autonomia já estão sendo pensados, a idéia é abastecer em movimento a partir de um campo eletromagnético instalados nas estradas, pois o problema são viagens longas, já há testes deste tipo em Seul, na Coréia do Sul.

Técnicas modernas poderiam acabar com a desnutrição em milhões de pessoas no mundo, usando proteínas naturais essenciais ao ser humano, a biotecnologia promete levar a alimentação ao nível molecular, no entanto, fundamentalistas podem se opor como sempre.

Cientistas trabalham a muitos anos para colocar circuitos “orgânicos” dentro do corpo humano, eles poderiam produzir medicamentos na dosagem certa dentro do próprio corpo, agindo de modo localizado em torno da célula doente.

A tecnologia está aí para ajudar ao homem, mas muita mentalidade atrasada perdura.