RSS
 

Arquivo para fevereiro 18th, 2015

Renascer das cinzas: é possível ?

18 fev

FenixSim, na verdade esta é a única possibilidade, porque somos pó e quando terminar a vida, ao pó devemos voltar, isto é um fato e não apenas uma palavra de Bíblia e esta consciência pode tornar a vida terrena mais serena e feliz, a consciência de que ela é passageira.

Na Mitologia grega, Fenix (em grego clássico: ϕοῖνιξ) era uma ave que quando morria entrava em autocombustão e depois de algum tempo renascia das próprias cinzas, tendo além desta característica a possibilidade de transportar em voo até mesmo cargas pesadas.

E na simbologia clássica e cristã será que isto é só um rito  aparentemente  tanto na história da humanidade e na Bíblia também não.

O livro de Ester, da Bíblia, diz que Mardoque um primo dela que era um judeu piedoso se vestiu de saco e cobriu-se com as cinzas quando soube de um decreto do rei Assuer I da Pérsia (ano 485 a 464 a.C.) condenou a morte todos judeus daquele império (está em Ester 4,1).

Já o livro de Job, que foi escrito entre os anos 7 e 5 a.C., diz que ele se arrependeu e cobriu-se com cinzas (Job 42,6) e também o profeta Daniel, cerca de 550 a.C., profetizou a conquista do reino da Babilônia por Jerusalém, diz “Voltei-me para Deus a fim de lhe dirigir uma oração de súplica, jejuando e impondo-me cilício e a cinza” (Daniel 4, 1-27).

E no século V antes de Cristo, logo depois da pregação o projeto Jonas, que conseguiu mudar os hábitos do povo de Nínive, jejuou e vestiu-se com sacos, diz-se que inclusive o Rei. (jonas 3, 1-10). 

Vivemos tempos sombrios, e se queremos mudar a realidade a nossa volta, devemos primeiro mudar nosso coração e nossa alma, para termos coragem e coerência de mudar o mundo.

O símbolo das cinzas é então alegria, esperança de que a realidade possa mudar.