RSS
 

Arquivo para fevereiro 12th, 2015

Olimpíadas sem despejo

12 fev

VilaUniãoMoradores de uma localidade que por onde passaria o BRT (Bus Rapid Transit) que ligaria a Barra a Deodoro no Rio de Janeiro, ganharam a ação que removeria 900 famílias que estavam “no caminho” da via transolímpica, uma obra para as Olimpíadas de 2016 no Brasil.

Curiosamente boa parte destes moradores mora na Rua da Esperança, e justificaram o nome porque passaram os dois últimos anos lutando para não perderem seus lares por causa da obra olímpica, a Transolímpica terá 25 km de via expressa com previsão de cerca de 70 mil passageiros por dia da Barra, onde fica o Parque Olímpico, para o Complexo Olímpico em Deodoro da Fonseca.

Na humilde Vila da União, quase todas as casas tem uma “SMH” pichado na parede, que é símbolo de uma pichação que de fato aconteceu e leva o nome da Secretaria Municipal da Habitação do período em que as casas ali eram reivindicadas da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Segundo levantamento de dados do local, a comunidade ficou dividida, e o motivo é que alguns moradores que tinham casa muito pobres receberiam apartamentos melhores do governo, mas muitos moradores tem apreço pelo local apesar de pobre e com deficiências de estruturas.

O RioOnWatch relata diversas realidades das favelas cariocas, entre elas a da Vila União.