RSS
 

Arquivo para fevereiro 24th, 2015

Cenas do cotidiano em 4D

24 fev

O professor de Ciência da Computação Noah Snavely, da universidade de Cornell e sua estudante Kevin Matzen ter adicionaram5Pointz uma quarta dimensão do tempo ao seu sistema chamado Scene Chronology, e já recolheram milhões de imagens a partir de sites de compartilhamento de fotos na Internet e vistas de locais populares tomadas de vários ângulos diferentes criadas a partir de modelos 3D combinados, segundo o site News Cornell.

Os modelos que foram desenvolvidos para o Times Square, a zona comercial Akhibahara em Tóquio e 5Pointz, uma área de exposição de graffiti em Queens, então um observador poderá navegar dentro de um espaço 3-D virtual enquanto usando um controle deslizante para mover para a frente e para trás no tempo e visualizando a realidade em diversas posições.

O software trabalha com superfícies planas na imagem: sinais, muros, fachadas ou painéis de teatro e depois os trata como “remendos” que são costurados juntos para criar a cena total, o efeito 3D, portanto é feito a partir de uma cena plana e não precisa ser filmado em 3D original, facilitando a filmagem e o tamanho dos arquivos.

O modelo 3-D então é criado a partir da cena global em um momento particular no tempo, o computador junta as fatias que são retiradas de cada sólido em certo momento e reconstrói a imagem para cada momento de modo mais simples e funcional.

Os pesquisadores que apresentaram o modelo na Feira de Zurique de Visão Computacional, afirmaram: “ao refletirmos sobre o tempo em coleções de imagens, cada observação tem algo a dizer”, eles receberam o prêmio de Melhor Livro na área do ano passado.

Eles imaginam que também possam mudar a forma como pensamos sobre a fotografia, disseram, e algum dia toda foto que você pensou em fazer, pode ter sido feita por alguém.