RSS
 

Arquivo para dezembro 15th, 2016

De esperança em esperança

15 dez

Entre diversas notícias tristes deste ano, morreu e será enterrado amanhã o evaristoarnsCardeal Emérito (aposentado) de São Paulo Evaristo Arns, ícone na luta de direitos humanos e contra as torturas no período do regime militar.

Se dedicava de modo especial aos pobres e jovens, era ao contrário do que afirmam, um homem de diálogo, teve a atitude audaciosa de fazer uma visita então presidente militar Garrastazu Médici, a quem pediu julgamentos justos aos prisioneiros políticos.

Ajudou a escrever e patrocinou o livro Brasil Nunca Mais, o mais completo dossiê sobre torturas e rupturas dos direitos humanos durante o período do Regime Militar.

Quando da morte do jornalista Vladimir Herzog, em um suicídio simulado, fez uma missa para confrontar o regime militar, este evento foi importante fato na luta pelo fim do regime militar e das liberdades democráticas, engajou-se na luta pelas eleições diretas, o “Diretas já”.

Queria ser lembrado apenas como “amigo do povo”, mas foi um cardeal de zelo apostólico e anunciador autorizado do Evangelho de Jesus Cristo.

Obrigado Paulo Evaristo Arns, grande figura do país, amigo do povo, verdadeiro cristão.

Foi fiel ao seu lema episcopal: “De esperança em esperança”, o Brasil de hoje precisa disto e de diálogo