RSS
 

Arquivo para 2011

2011: Mudanças políticas em curso e a tecnologia

30 dez

Os avanços da tecnologia, a chegada definitiva dos mais diversos modelos de tablets, a morte de Stevie Jobs, mas também de Dennis Ritchie (criador da linguagem C e desenvolvedor do Unix que depois daria origem ao Linux) e do pai da Inteligência Artificial e criador da linguagem Lisp, John McCarthy que criou o termo no Dartmouth College, nos EUA.

Outro fato importante em 2011, foram as mudanças nos países árabes, alguns que já alcançaram uma mudança como Egito, Tunísia e Líbia, outras em processos pacíficos em curso como Yemen e Libéria, e muitas vivendo processos dramáticos como Síria, Bahrein, Líbano, Eritréia, países com protestos menores como Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental.  Outras terão um processo lento de longo prazo: Iraque, Irã, Oman, Djibuti e Quatar.  Isto sem falar o processo sempre conturbado da Palestina, que este ano conseguiu seu reconhecimento na ONU.

Não se pode esquecer a crise européia, os protestos dos “indignados” e um novo estilo de protesto, o “ocupe” sua cidades.

O uso de tecnologia esteve presente em todas estes processos, blogs, twitter, denúncia usando sistemas de vídeos acompanham estes processos.

Mas o processo que queremos chamar a atenção que é mais preocupante é a tentativa de intimidar e censurar as novas mídias, o processo denominado SOPA termina o ano com fortes embates (pacíficos) e polariza a opinião nas novas mídias, o site GizModo dá uma lista de empresas que apoiam a lei e diz talvez você “queira entrar em contato com elas”, é a primeira vez na história que empresas são diretamente vinculadas a interesses de leis que contrariam os interesses de liberdade da maioria da população.

 

Dia de mover seu domínio

29 dez

Com apoio declarado a lei anti-internet livre SOPA, o site GoDaddy perdeu mais de 70 mil domínios na semana passada, e dia 29 de dezembro está sendo marcado como “dia de mover o seu domínio” em referência ao apoio a lei pró-censura SOPA.

Embora nominalmente a lei SOPA (Stop Online Piracy Act) é um projeto de lei recheado de boas intenções: impedir a proliferação da pirataria e outros crimes contra o direito autoral (que é diferente do direito de propriedade), a propriedade intelectual na prática só é preservada porque os direitos são transferidos a empresas.

O ano de 2011 foi marcado por tentativas de censura a internet , do mundo árabe onde ditadores e corruptos estão perdendo espaço aos Estados Unidos, onde a lei SOPA é parte central de disputas.

Com sua aprovação, o governo federal dos Estados Unidos poderá decretar que um site acusado de infringir copyright seja posto em uma lista negra de DNS e sistemas de busca e seja automaticamente retirado do ar, e estes atos muitas vezes são arbitrários.

Grupos como Mozilla, 4Chan, Reddit, Tumblr, Facebook, AOL, Wikimedia, ACLU, Twitter, Google, LinkedIn e Yahoo! já se manifestaram contrários à iniciativa SOPA.

Grupos com forte interesses comerciais, como Apple e Microsoft, envidentemente são favoráveis, a disputa agora foi para os provedores, quem poderá impedir os usuários de colocar seus conteúdos em provedores com interesses maiores em uma internet livre ?

 

Adiamento e anúncio de nova partícula

28 dez

Enquanto a “decisão” definitiva sobre a partícula de Higgs ficou para 2012, os pesquisadores do LHC (Grande Colisor de Hádron), uma das duas equipes, a equipe do Atlas,  anunciou a “primeira descoberta clara” de uma nova partícula, feita pelo maior experimento científico do mundo.

Embora seja um bóson, mas não é “aquele” bóson tão esperado, ele se chama Chi-b (3P), um estado mais energético das partículas chi, já vistas em outros experimentos.

Prevista pelo Modelo Padrão (o modelo que procura o bóson de Higgs), lá estava a nova partícula, exatamente onde se esperava, formada por um quark beleza e um anti-quark beleza, devidamente ligados pela força nuclear forte.

A Chi-b (3P) nunca havia sido observada antes, embora prevista, assim a sescoberta não se distancia muito da redescoberta das partículas subatômicas fundamentais, foi feita quado o LHC ainda estava esquentando os motores.

Sobre a partícula de Higgs foram dadas muitas explicaçõe e algumas desculpa, a descoberta definitiva ainda não aconteceu, podemos esperá-la para 2012, ou uma resposta negativa conclusiva.

O artigo pode ser encontrado no repositório aberto ArXiv.

 

Sustentabilidade nas olimpíadas de Londres

27 dez

As Olimpíadas de Londres 2012 já ganhou um ouro, ou melhor um ouro verde, o projeto audacioso em sustentabilidade, recuperou a área do subúrbio da era industrial  Stratford, com solo contaminado, velhas construções abandonadas e área verde totalmente comprometida, o projeto encarou o desafio com uma arquitetura inovadora e mostrando uma nova tendência: estruturas que se modificarão para ser uma área verde habitada com construções de baixo custo.

Os 3300 apartamentos dos atletas das Olimpíadas se transformarão em residências de baixo custo, mais um ouro para o Comitê Organizador.

Análise do Comitê Olímpico concluiu que 97% dos resíduos gerados na construção dos parques para o evento já estão reaproveitados, inc luindo as áreas demolidas.  Os 11 blocos da vila olímpica tem redução de 44% de emissão de carbono e 30% de redução de consumo de água.

A área tinha ainda o desafio de remover torres de alta tensão que cortavam o local.

Os jogos se realizarão de 29 de agosto a 9 de setembro de 2012.

 

HTML5 finalmente vingará em 2012 ?

26 dez

O grupo de trabalho (task force) do HTML5 WHATWG iniciou seus tabalhos em 2004.

Depois de vários anúncios em 2009, o consórcio W3C, deixou de lado a já comprometida versão do XHTML 2.0, e se uniu para trabalhar no desenvolvimento do HTML5, e com a guerra iniciada com o Flash (Microsoft e Apple) as esperanças com o html5 finalmente vingou.

Conforme o site TechCrunch, Ben Savage, um diretor da Spaceport, plataforma para baseada em HTML5 e JavaScript para games, teceu alguns comentários sobre as melhores esperanças de especificação para 2012.

Há muitas previsões bacanas para 2012, se todas elas se concretizarem, teremos um ano, com muitas web apps com comportamentos próximos ao de aplicativos livres e já com alguns joguinhos simples dentro do navegador, livres de plug-ins e finalmente abertos.

É provável que em 2012 o HTML5 finalmente emplacará. É mais provável ainda que ele se acerte, e possa despertar nos desenvolvedores uma sensação parecida ao Linux nos anos 1990, que ainda hoje é uma promessa, mas a comunidade open source tá viva.

 

Nascimento de um menino especial

25 dez

Para muitos é apenas um fato histórico, mas ainda assim é um fato, um menino nasceu e logo depois de ter nascido os pais tiveram que fugir para o Egito devido a perseguição.  Para nós cristãos nasceu nosso Salvador, um Deus  nascido como um simples ser humano, não um fato religioso apenas, mas um dos fatos religiosos mais importantes e reveladores Deus nasce pobre e humilde, numa manjedoura.

Num mundo de poderosos e de mentalidade nem sempre humilde, este fato é contra-corrente, e o Natal lembra este tipo de nascimento, lembra uma outra humanidade, simples, humilde e que deseja um mundo melhor, mais fraterno e mais justo.

Um Feliz Natal a todas estas pessoas !!!

 

Câmeras para ver o Natal no mundo

24 dez

Diversas cidades no mundo possuem Web Cam abertas onde podemos ver cenas, pessoas e paisagens em todo mundo.

Um site especializado Email Santa (Santa Claus é o nome e papai Noel em paízes de lingua inglesa), mostra até Cam na residência do papai Noel (local fictício no Polo Norte) e câmeras no Polo Norte de fato.

Muitas cidades tem Web Cam próprias, como a ilha da Madeira, o site Madeira-web.com, na Suécia o swecams.tegelbo.se as inúmeras webcams do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda, Escócia  e Pais de Gales) ou da cidade de Roma.

Outro site EarthCam mostra alguns locais no mundo ao vivo, sendo algums cam com definição HD (High Definition), no qual se pode ver ao vivo, por exemplo, o Natal em São Paulo ou as praias famosas do Rio de Janeiro.

Escolhendo duas Web Cam para os espírito natalino, selecionei a bela árvore londrina ou escolha uma bela paisagem parisiense.

 

Desktop convencional com opções educacionais

22 dez

Não é nenhuma máquina revolucionária, mas  vem com o pacote Lenovo Escolar já pré-instalado, desenvolvido em parceria com a IESDE (especializada em educação a distância do Brasil), é um desktop comum, da empresa Lenovo, chamado H420, que chega ao mercado brasileiro, segundo o site ZTOP.

O pacote tem os cursos de Inglês, Espanhol, Português, Matemática Elementar e Nova Ortografia, trás ainda as apostilas para estudos do exame do Enem.

O computador vem também com o aplicativo  Cérebro Melhor, um jogo que apresenta diversos desafios e exercícios de raciocínio lógico que ajuda a exercitar a mente com exercícios lógicos.

O computador é equipado com um processador Intel Core i3 2120 de segunda geração de 3,3 GHz + 3 MB de cache L2, 4 GB de SRAM DDR3 1333, disco SATA de 1 TB e 7.200 rpm, gravador de DVD, 6 portas USB, leitor de cartão de memória Flash, som HD, porta de rede Gigabit, saída de vídeo SVGA e HDMI e sistema operacional Windows 7 Home Basic de 64 bits.

O gabinete é de tamanho normal e mede 17,5 x 36,8 x 43 cm, pesa em torno de 8 kg e vem com todos periféricos (mouse, teclado e caixas de som).

O preço sugerido ao mercado gira em torno de R$ 1200,00. É uma opção interessante.

 

IBM prevê para 2017 “máquinas inteligentes”

21 dez

A IBM prevê que um futuro próximo haverá  sistemas computadorizados
(provavelmente nem lembrarão os computadores atuais) que lerão a mente humana e reconhecerão com quem está interagindo, podendo ter ações mais próximos dos nossos filmes futuristas com robôs humanóides que vão interagir com as pessoas.

As previsões incluem: 1) usar a energia que você mesmo gera, 2) os sistemas serão tão seguros que evitarão que você tenha que guardar tantas senhas, 3) o fim da exclusão digital, de acordo com a IBM existem 7 bilhões de pessoas no mundo hoje e nos próximos anos 5,6 bilhões de dispotivios móveis serão vendidos, isto significa que 80% da atual população terá acesso a Web, 4) os pesquisadores da IBM estão pensando em interfaces que ligam a mente aos dispositivos e bastará que a pessoa pense em fazer uma chamada telefônica e ela ocorrerá. Também será possível controlar o cursor em uma tela de computador.

Por tentarem prever de 5 em 5 anos, estas previsões da IBM são chamadas “IBM 5 em 5“, foram apresentadas na segunda-feira (19) pela empresa com sede no estado de Nova York, descrevem tendências que, segundo a IBM, irão se concretizar a partir de 2017, e no caso da IBM, referem-se a: energia, segurança, dispositivos móveis, leitura de mente e análises (analytics).

Conforme a revista ComputerWorld, a IBM declarou que filmes futuristas “De Houdini a Skywalker, a X-Men, para ler a mente foram meramente uma ilusão para os fãs de ficção científica durante décadas, mas seu desejo pode se tornar realidade em breve”, avaliou a IBM e completou: “Os cientistas da IBM estão pesquisando formas de conectar o cérebro do usuário aos seus dispositivos, como computador e smartphone”, como exemplo, a IBM diz que será possível telefonar para alguém apenas ao pensar na pessoa.

 

A lista de efeitos especiais para 2012

20 dez

Não temos nenhum impactante como o filme Avatar de 2009, em compensação a lista é imensa, quer dizer cada vez mais estão presentes os efeitos visuais nos filmes, segundo o site CinePlayers, eis a lista dos 15 candidatos que até dia 24 de janeiro de 2012 se tornarão os cinco finalistas:
Capitão América: O Primeiro Vingador
Cowboys & Aliens
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte II
Hugo
Missão Impossível – Protocolo Fantasma
Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas
Gigantes de Aço
Planeta dos Macacos: A Origem
Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras
Sucker Punch – Mundo Surreal
Super 8
Thor
Transformers: O Lado Oculto da Lua
A Árvore da Vida
X-Men: Primeira Classe

Efeito visual a parte, o filme ‘Transformers – O Lado Oculto da Lua’ conta no elenco com Shia LaBeouf, Josh Duhamel, John Malkovich, Ken Jeong, Patrick Dempsey, Tyrese Gibson, Alan Tudyk, com a direção de Michael Baym da  Paramount Pictures,  com um orçamento milionário e muitos efeitos especiais quebrou recordes de bilheteria até o inicio do mês, seis dias depois do lançamento suas vendas globais já estavam aproximando-se dos 400 milhões de dólares, os diretores e atores vieram também ao Brasil para o lançamento,  este é filme sobre robôs que se transformam (daí o nome) e lutam pelo controle da Terra.

Outro, este sim com enredo é uma história interessante “A árvore da Vida”, viaja pela relação entre pai e filho de uma família comum, e expande a ótica desta rica relação, ao longo dos séculos, na busca por um amor verdadeiro e um sentido maior de perdão.  Com o riquíssimo elenco, conta com Brad Pitt, Sean Penn, Joanna Going, Fiona Shaw, Pell James, Crystal Mantecon, Jessica Chastain entre outros, a direção é de Terrence Malick (‘Além da Linha Vermelha’ e ‘Cinzas no Paraíso’), que planejava o filme desde 1970 e só agora conseguiu.  O filme já ganhou a Palma de Ouro em Cannes.