RSS
 

Arquivo para julho 13th, 2013

Redes Sociais e as manifestações

13 jul

Com um reflexo nas manifestações, apesar de algumas ainda marcadas, é a horaRedesSociaisManifestacoes das perdas e ganhos, dá para sentir que a sociedade ganhou, mas a luta ainda será longa para moralizar a política brasileira, combater a impunidade e a corrupção,  e democratizar a democracia.

As redes sociais mais utilizadas nas manifestações foram: o Facebook que tem 70 milhões de usuários no Brasil, que foi usada para convocar manifestações, agrupar notícias e fatos, fotos e vídeos. Um dos usos importantes foram os advogados que criaram uma página para defender manifestantes presos.

O Twitter é um micro-blog, que permite textos curtos com até 140 caracteres, foi usado nas manifestações para mensagens, fotos e links, foi usado para denúncias e um dos destaques foi as chamadas para primeiros socorros, como a que aconteceu na rua Augusta em São Paulo no início das manifestações.

Para o envio de mensagens são usadas hash-  tags (etiquetas) com um símbolo inicial #, as mais usadas em quantidade de seguidores (pessoas que acompanham aquela tag e suas mensagens) foram #vemprarua, #ogiganteacordou, #ProtestoBR , #PasseLivre, #ProtestoRJ (do Rio de Janeiro), #ProtestoSP (de São Paulo), #ProtestoCE, #ProtestoBH, #ProtestoDF e #BelémLivre, além de muitas outras é claroO número de seguidores variou no mês de junho, mas algumas destas hash-tags ultrapassaram as 100 mil.

Youtube, é o maior site de vídeos do mundo, foram usados para postar vídeos amadores, e houveram até mesmo transmissões praticamente simultâneas, houve um vídeo de um policial quebrando  vidro da própria viatura que chegou a mais de 1 milhão de vistas.  Também foi usado para comunicar as manifestações no Japão e em Nova York em apoio ao povo brasileiro.

Um aplicativo também bastante usado foi é o Instagram, com fotos tiradas por smartphones, elas podem ser postadas imediatamente e serem agrupadas com uso de hash-tags. foi um aplicativo muito utilizado pela facilidade de uso e postagem imediata.