RSS
 

Arquivo para julho 8th, 2013

Facebook é um monstro de vigilância

08 jul

Mesmo tomando atitude de privacidade, cuidado que usuários devem tomar ainda estamos sujeitos a problemas de segurança na ferramenta.

Quem afirmou isto foi Richard Stallman, iniciador e incentivador do Software Livre, no Fórum Internacional Software Livre (FISL) que acabou em Porto Alegre, no sábado passado.

Stallman sua palestra na sexta-feira no FISL em Porto Alegre, insistiu que a Web só é útil se for livre.

O que o Facebook, fez para Stallman, ao permitir o uso dos dados,  foi uma monstruosidade ao permitir a vigilância dos dados que armazena dos seus usuários, e acrescentou: “E por isso eu sugiro fortemente que vocês não o usem”.

“Mas como um sistema de vigilância, a web é muito perigosa”, disse Stallman, e coloca contra quase todo o tipo de entrega de dados pessoais a instituições, e mencionou o escândalo recente da vigilância de massa da agencia americana NSA.

Criador do circulo vicioso do software livre, ao criar as licenças GPL (GNU Public License), que todo uso de software livre deve maner o software livre,

Ele foi o criador do GNU, sistema operacional tipo Unix que deu origem ao Linux, e afirmou que a vigilância digital é uma estratégia do governo para que os cidadãos parem de vigiar as instituições públicas. “Ficamos sabendo o que o governo faz quando alguém denuncia. Se o governo consegue rastrear digitalmente qualquer pessoa, quem vai (ter coragem de) denunciar?”, concluiu.

Os inimigos do software livre afirmam que ele é prejudicial ao sistema econômico, mas na verdade é prejudicial a empresas privadas e públicas que querem controlar a opinião público e a economia de modo mais amplo.

O Brasil é um dos países mais vigiados, indicam os dados.