RSS
 

Arquivo para julho 29th, 2013

Instagram causa inveja e deprime

29 jul

A pesquisa é da autora Jessica Winter, e foi publicada na revista Slate, dos EUA, onde ela expôs seus Instagramargumentos num trabalho feito em colaboração na Universidade de Humboldt, de Berlim, em pesquisa que relaciona Redes Sociais e inveja.

A conclusão é muito contundente, segundo Jessica as pessoas ficam deprimidas ao ver o sucesso das outras, independente de serem amigos ou meros conhecidos.

A primeira razão é que as fotos causam inveja por ver o sucesso ou a felicidade nas fotos das pessoas conhecidas, pois na maioria das vezes elas ilustram sucesso, riqueza ou movimentos maravilhosos de algumas pessoas.

Olhando as fotos de outras pessoas, mesmo que não sejam conhecidas, sentem-se mais infelizes quando veem pessoas que tem uma vida maravilhosa e comparam-se a elas.

A pesquisadora da Hanna Krasnova, da Universidade de Humboldt, de Berlim, afirma que existe uma “espiral da inveja”, ela afirma que “Há sinais mais explícitos do que implícitos que ao ver uma pessoa ser feliz, rica e bem-sucedida em uma foto [é mais  influente] do que a partir de uma atualização de status”, pois a “A foto pode provocar uma comparação social imediata, e que pode desencadear sentimentos de inferioridade. Você não inveja uma notícia”, diz Hanna.

Claro que isto é favorecido por uma sociedade competitiva e cujo valor é o status.