RSS
 

Arquivo para novembro 4th, 2014

Uma biblioteca sem livros

04 nov

A aula inaugural de 550 estudantes, com bolsas de estudos oferecidas para frequentar uma universidade pública recentementeBibliotecaVirtual credenciada, foi anunciada na Flórida uma biblioteca totalmente digital com 135 mil e-books oferecidos para serem lidos em e-reader, tablete ou laptop.

Bibliotecas completamente sem livros ainda é uma raridade em colégios dos EUA, mas a Universidade de Lakeland, Flórida, recentemente construída num trecho monótono da rodovia entre Tampa e Orlando, feita na Universidade Politécnica da Flórida, é uma construção arrojada, com arquitetura feita pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

A diretora de bibliotrcas da universidade  Kathyrin Miller disse: “É uma decisão corajosamente relevante para ir para a frente sem livros”,  sempilhas de livros para organizar, o pessoal da biblioteca além do serviço principal que é o de referências, deverá orientar os alunos na tutoria de reursos e treiná-los para a gestão de materiais digitais.
Enquanto a biblioteca sem papel não estiver totalmente disponível, os alunos serão desencorajados a usarem demais as impressoras, disse Miller, e ele poderão continuar comprando livros didáticos tradicionais, ou textos digitais quando disponíveis.

A solicitação de livros à moda antiga poderá ser feita em uma das 11 universidades públicas existentes na Flórida, a partir do sistema que é integrado entre estas bibliotecas.

Os livros da Politécnica da Flórida estão orçados em U$ 60 mil para compra de títulos por meio de software que permitirá aos estudantes uma navegação livre com um ou dois cliques, e o livro será repassado ao aluno por meio digital.