Arquivo para novembro 7th, 2014
Cyber-Terra: cidadania para natureza
Cyber-Terra é um termo usado no blog CCC (Computing Community Consortium) num post de Shashi Sheckar, uma representação georreferenciada com base na Web do planeta destina a servir como uma ferramenta de comunicação para os cidadãos, políticos e pesquisadores, em especial sobre a natureza, destinado a visualizar o futuro do planeta e em sua sustentabilidade.
Com ferramentas e trabalhos conjuntos Cyber-Terra espera de visualizar o futuro do planeta, permitindo a descoberta de padrões espaço-temporais, que permitam fazer inferências a partir de padrões significativos, mostrando futuras ameaças à sociedade e analisar as opções e consequências em todo o mundo.
Cyber-Terra poderia ajudar os cidadãos e os mecanismos de decisão política capazes de fazer previsões científicas nas áreas de clima e demografia, juntamente com os seus efeitos sobre aspectos ambientes tais como: a alimentação, água e energia.
A construção da próxima geração de Cyber-Terra oferece vários desafios importantes, como o desenvolvimento de blocos de construção de software e metodologias para comparar modelos científicos alternativos em meio a uma grande variedade de modelos de ciências físicas, ciências sociais, e ciências de dados.
A instituição ganhou uma bolsa de US $ 4.5 milhões para financiamento na área chamada de Geoespaciais Building Blocks (GABBS), com dois ambientes, o sistema chamado HUBzero, uma plataforma de código aberto e o projeto GEOSHARE que cria uma ferramenta para modelar o efeito das mudanças climáticas sobre rendimentos históricos e futuras colheitas.